segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Tomate confit


Tomate confit é uma daquelas receitas versáteis pois pode tanto ser servido como entrada, bem como pode  acompanhar massas, carnes, sanduíches, pizzas,  saladas,  pães e torradas. 
Usa-se a técnica do cozimento lento, que extrai todo o sabor do alimento. 
Com poucos ingredientes e de fácil  preparação,  pode ser feito numa boa quantidade e permanecer em vidro  fechado na geladeira para ser utilizado em muitas ocasiões, seja como acompanhamento de um prato principal ou ser o principal num lanche com pão. Este é um de meus modos preferidos de consumir, tchutchar o pão no azeite temperado e nos tomates. É perfeito com um copo de vinho,  quando bate aquela fome noturna.
Uma das vantagens é que além do tomate cereja e o azeite de oliva que são os ingredientes obrigatórios, você pode usar as ervas  que preferir. 

Normalmente eu utilizo um bouquet garni que é feito de um amarrado das ervas de preferência. Neste tem folhas de louro, salsinha, cebolinha e manjericão. 
O primeiro passo é lavar e deixar escorrer bem os tomates. De preferência secar muito bem com um guardanapo de papel. 

Colocar sal a gosto e azeite até ficar imerso. Alojar o bouquet garni e uma cabeça de alho cortada. 
Não se preocupe com essa  quantidade de azeite que pode a principio  parecer muito. Na verdade  você vai usar esse azeite para temperar saladas, para regar o prato, para comer com pão. Eu garanto que não vai haver desperdício. 
Levar ao forno 20 minutos a 150° depois baixar o fogo para menos de 100° para que não ferva. No fogão a gás não tem temperatura inferior a 100°, então deixe uma pequena abertura, coloque uma colher na porta para não fechar o forno totalmente.   
Nessa receita de 700 gramas de tomate eu deixei no forno um total de 1 hora e meia. 
Esse cozimento lento que é a técnica do confit, também mantem os tomatinhos inteiros, sem romper a casca. 
Depois de cozidos os tomates  ficam um pouquinho murchos, mas inteiros. 
Depois de frio retirar o bouquet de temperos e colocar num vidro fechado. Deixe o alho que além de aumentar o sabor no vidro ainda é delicioso para comer esmagado no prato. 




Nenhum comentário: