segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Panaché de legumes


Um prato prático, altamente nutritivo, de baixa caloria, sem carboidratos,  acompanha qualquer prato  e que pode ser guardado por vários dias na geladeira.
ideal para quem faz dieta e  não gosta de cozinhar todo dia. Substitui o básico feijão com arroz e é perfeito para acompanhar proteína.
Além disso tudo, ainda pode ser feito com os legumes que você tem em casa. Inclusive quando quiser limpar a gaveta de verduras e legumes da geladeira.  E é saborosíssimo. Experimenta. 
Primeiro faz um bouquet garni. Eu prefiro porque coloca na panela para cozinhar junto com os legumes e só solta o sabor, sem as folhas ou talos. Gosto da aparência da panaché só com os legumes. 

Para fazer o bouquet garni  você pode utilizar  temperos frescos da tua  preferência. Neste eu usei:

2 folhas de louro (secas)
salsinha a gosto
cebolinha a gosto 
manjericão a gosto. 
Amarra com barbante culinário ou como eu fiz, com fio dental.

 
Ingredientes para a panaché
Legumes de preferência na quantidade que quiser.
Azeite de oliva a gosto
2 colheres de sopa de manteiga (opcional)
1 cabeça de alho cortada ao meio.
Coloque agua numa panela em quantidade suficiente para aferventar os legumes. Coloque sal a gosto e o bouquet garni. Ferva os legumes um a um até ficarem al dente. Não deixe cozinhar muito porque ainda vai ao forno. 
Na medida que for retirando com uma espumadeira,  coloque num refratário. Depois de todos aferventados misture, acrescente uma concha da agua do cozimento, junte o alho e o bouquet garni e regue com azeite a gosto. Coloque a manteiga em pedacinhos espalhados. Leve ao forno por 40 minutos. 
Retire do forno, deixe esfriar  e coloque na geladeira  em um vidro ou refratário com tampa.  Para consumir aqueça no vapor ou como preferir. 


5 comentários:

Estael disse...

Olá, como vai?
Parece que esta receita está uma delícia!
E o quanto é saudável, não é?
Grande abraço!
Estael
www.atelieprovence.blogspot.com.br

Bella disse...

Oh uau! Legumes no forno! Adoro! Bjs

doris disse...

Vou fazer. Adorei. Obrigada.

isabel disse...

Bem facinho, gostei da receita.
Tem quem faça e coloca também batata doce e curgete e outros legumes, coloca sal e um fio de azeite e depois tapa o tabuleiro com aluminio e leva no forno, também ficam muito bons.
Bjs.

O meu pensamento viaja disse...

Gostei da sugestão. Beijinhos