domingo, 20 de setembro de 2020

Restauração de mesa de apoio para jardim

Eu não sei exatamente qual era o uso dado a esta mesinha durante a sua longa vida mas tenho certeza que foi por muito tempo muito usada. Pela infiltração de tinta de caneta vermelha e verde acho que era usada como escrivaninha ou mesinha de estudos. 

Minha intenção é usar na minha varanda como apoio para mexer com as plantas. Ainda não está completa porque nessa parte da prateleira inferior vou colocar dois cestos para guardar as ferramentas de jardinagem como alicates, os acessórios como luvas, pulverizadores e adubos. 

Foi achada debaixo do vão de uma escada do hall do condomínio onde juntamente com outros objetos estava a muito tempo. Tinha sido descartada  com alguns vasos de plantas, bicicletas e outras peças. Já estava a caminho da caçamba quando eu resgatei. Foi um momento de impulso mas confesso que depois que examinei o que havia por baixo de uma grande camada de  sujeira eu mesma pensei que ia ser difícil dar um jeito na coisa.

Foi um desafio que encarei sem fé mas com muita coragem. 

Mudou de cor por muitas vezes, a ultima camada foi branca e antes foi  cinza, bege e marrom. Mais as tintas de canetas. Muitas camadas, daquela tinta grossa que no tempo era a base de solvente ou a chamada tinta a óleo que não sei bem o que era mas já ouvi falar. Descobri que é bem resistente e se apega aos objetos onde é usada. 

Primeiro foi necessário dar fim aos cupins que apesar de serem poucos já tinham feito um estrago grande. Depois da eliminação da praga passei massa própria para madeira e fiz uma emenda no canto quebrado da gaveta. Eram os defeitos estruturais que poderiam ter inviabilizado a reforma, mas acabou que deu tudo certo. 

Em seguida tirar a tinta foi o que deu mais mão de obra. 
Usei lixa grossa com lixadeira elétrica mas não deu resultado. Foi só então que eu vi  a quantidade de camadas de tinta. 
Raspei com caco de vidro e só consegui tirar a primeira camada, a branca. 

Então tive que apelar para o decapante. Não gosto muito por ser um produto altamente tóxico. Mas resolve 100% sem tanto esforço. Poderia ter usado logo e me poupado. 

Para quem for usar esse produto para remover tinta, use luvas de borracha bem resistente, máscara e óculos de proteção. Não deixe nada encostar na pele porque a queimadura é imediata. Forre o chão também para evitar que caia, apesar de que é geralmente em gel mas durante a retirada do produto com a espátula pode cair no chão. 

O produto retira a tinta por inteiro, como se fosse plástico. 

Mesmo depois de retirada toda a tinta da pintura, o tampo da mesa tinha muitos defeitos de desgaste da madeira e as tintas de caneta que provavelmente "estouraram" sobre a mesa e a madeira foi penetrada e não tinha como fazer desaparecer. 

Como eu pretendia colocar uma prateleira na parte de baixo e a prateleira seria de compensado e teria  que ser pintada, escolhi pintar de preto tanto a prateleira quanto o tampo da mesa. 

Com a colocação de cestos de palha, vai dar uma clareada na peça. 

A finalização fiz com cera em pasta. Daquela que se passava no chão mesmo. Tudo é cera e tudo é madeira. Ficou uma textura suave porque antes da cera passei uma lixa muito fina, só pra suavizar a peça. 


 

8 comentários:

Paula Cabral disse...

Ficou E S P E C T A C U L A R !!!
muitos PARABÉNS!!!
Beijinhos

Bella disse...

Um belíssimo trabalho!
Não tenho coragem para projectos dessa envergadura!
Bjs

Julia Vieira disse...

Joana menina ficou linda demais, já estou a imaginá-la com as cestas, vocês têm por aí o Ikea (lá tem) de contrário no Leroy, depois mostra.
Beijinhos querida aqui de Portugal.
Vale sempre a pena pôr a mão na massa, dá aquela sensação boa de coisa nossa.
Júlia

Joana disse...

Obrigado Júlia. Não temos Ikea aqui e na Leroy não encontrei no tamanho ideal. Vou aguardar um pouco porque devido a pandemia houve desabastecimento. Sim vale sempre por a mão na massa, é gratificante. Bjs

Joana disse...

Obrigada Paula 😘

Joana disse...

Foi aos poucos Bella. Deu um pouco mais de trabalho do que imaginei no princípio mas depois da coisa começada não tem como recuar. 😘

Adriana Roos disse...

Ficou linda! Parabéns 🎉

Joana disse...

Obrigado Adriana. 😘