sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Toalhinha de Portugal com barrado de square fácil

 Uma toalhinha que comprei numa loja de rua em Lisboa na parte baixa  da cidade.
Esta loja se souvenirs fica exatamente onde era a portaria de um hotel onde já me hospedei numa outra viagem. Não lembro como se chamava o hotel antigamente, atualmente foi restaurado,  mudou de nome e a posição da portaria que agora é na esquina,  mas fica próximo a vários sítios históricos e a cerca de um quarteirão de uma loja de sementes e artigos para jardinagem onde eu sempre faço comprinhas. Esta loja continua lá do mesmo jeito, ainda com uma  maior variedade de produtos, o  que dá o  desejo de  ter um aumento no limite de peso da bagagem e nenhuma barreira sanitária.  No caminho entre o hotel e esta loja havia muitas outras lojas: de roupas, calçados, lembranças, e agora estão  todas fechadas, uma tristeza de se ver. 
O local era muito tranquilo, poucas pessoas nas ruas calçadas e estreitas, tudo muito limpo, dava gosto andar por ali a passeio admirando  a bela arquitetura, se sentando num café com maravilhosos doces enquanto espreitava-se os passantes através da cortina rendada. 
Atualmente o movimento está bem diferente, ruas apinhadas de gente transitando, barulho, vendedores ambulantes, pessoas dormindo nas calçadas ou encostadas nas paredes.  Eu gostava muito mais de como era antes, mas continua tendo seu charme e vale muito a visita. 
Este barrado foi feito com um square muito fácil, que pode ser utilizado para vários tipos de trabalhos. Fiz um vídeo. Ainda não tenho prática de vídeos, não sei editar, por isso a largada e a chegada não tem cortes. Para coisas pequenas dá certo, já para as maiores acho que vou ter que aprender. 
Eu nem queria aprender mais nada, minha memoria ram já está lotada na sua total capacidade, mas acho que vou ter que dar um jeito de deletar arquivos antigos. 

13 comentários:

disse...

Adorei a toalhinha e amei Lisboa:))) como não a conhecia antes acredito na sua palavra rss

seu video tá bom sim e com certeza deletando alguma coisa, caba mais!

bjinhos

Capinha Cores com Carinho disse...

Ficou linda a toalha, parabéns. Obrigada por compartilhar o video com o tuturial. Continue mostrando,que eu / nós deste lado de cá gostamos e agradecemos.
Beijinhos com carinho da *capinha*

Ateliê Arte de Bordar disse...

Seu trabalho ficou lindo, Joana
Obrigada pela gentileza do vídeo.

O meu pensamento viaja disse...

Não vou a Lisboa há anos!
Inacreditável, mas verdadeiro.
Curiosamente estou tricotando esse mesmo square para fazer uma blusa.
Bom fim de semana.
Beijo da Nina

chica disse...

Adorei a toalhinha e o barrado ! Lindo! bjs, ótimo fim de semana! chica

Meadas Soltas disse...

Que lindo ficou!! adorei ...
bjs

Lete disse...

Linda a toalhinha e muito delicado o barrado! Obrigada pela maravilhosa partilha! :)

Unknown disse...

Amei o detalhe do azulejo na toalhinha, tenho verdadeira fixação por eles, estive em Lisboa na semana passada e fiquei louca com os azulejos, um mais lindo que o outro.

Abs Mari

PINTA ROXA disse...

Pois eu gosto mais de ver a Baixa de Lisboa assim como está agora.Cheia de gente de movimento, de barulho de vozes.
Ainda ontem lá fui comprar lã para fazer uma colcha que por acaso é esse o esquema que começei a fazer.
Já tenho 8, dos muitos que presisarei :)
Gostei de passar por aqui.
Pinta

Algodão Tão Doce disse...


Olá amiga, vim desejar-lhe um abençoado início de mês, e lindos dias
de primavera que se aproxima!
Amo passear por aqui e admirar suas lindas postagens!!!

Doce abraço Marie.

isabel tiago disse...

Olá Joana

Quero, em primeiro lugar pedir desculpa por não ter agradecido as suas anteriores visitas e comentários mas agora agradeço a dobrar a sua presença nas minhas poucas postagens. Pode ser que no futuro haja por aqui mais animação!!!
Quanto ao doce do tomate é algo bem tradicional português, cresci na geração doce de tomete!!! Todas as mães, avós, tias, primas, especialmente quem tinha acesso a tomate das hortas, o fazia. Também havia uma versão de doce de tomate com maçã!!! A canela sempre obrigatória e o açúcar. O tomate era pelado, limpo de sementes e pesado. Para cada quilo de tomate limpo, um quilo de açucar e depois muito tempo ao lume mexendo com as nossas famosas colheres de pau!!!até atingir o ponto desejado. Quem punha menos açúcar tinha menos duração de conservar o doce. Experimente que é muito bom. Não se esqueça dos paus de canela.
Quanto ao seu pano português gostei muito do motivo de azulejo. Penso que a loja a que se refere é no Martim Moniz e o hotel era o Hotel Mundial? Também gosto de passar nessa loja que é uma perdição. Quanto às ruas da baixa de Lisboa estão devassadas pelos tuk tuk o que de certa forma não fazia parte mas quem pode manda e os turistas parece que agradecem. Sempre se passeou em Lisboa sem ser preciso essas modernices mas a nossa baixa hoje em dia é infernal. Nós, lisboetas de antigamente tínhamos como grande distracção, ver montras e isso hoje de nosso há muito pouco.
De qualquer modo quem gosta da cidade ainda consegue encontrar alguns pontos nostálgicos que fazem um tremendo esforço para continuar os seus negócios.
Tenha uma boa semana e volte sempre.
Isabel Tiago

Casa de nós dois disse...

Bom dia!!! passando para desejar uma ótima semana, cheia de paz, saúde, felicidades. ♥♥

Lia disse...

Olá, Joana...a toalha é um mimo!! Tenho uma amiga em Portugal que compra lindezas nessas lojas... Bjinhos, Joana!!