quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A mamografia não é eficiente para todas as mulheres

Hoje me submeti a uma cirurgia para retirada de um nódulo na mama. Estou aqui para pedir a todas as amigas  pensamento a favor e energia positiva.
Mas não vim aqui só para falar da minha cirurgia,  e sim da mamografia a que todas nós nos submetemos.  Claro que eu faço todos os anos, principalmente porque na minha família tanto materna quanto paterna o índice da doença é muito alto. Achava eu que era o suficiente fazer mamografia, que era 100% garantido, MAS NÃO É.
Segundo o oncologista que me operou,   15% dos nódulos não são visíveis na mamografia.  É um índice muito alto quando se trata de viver ou morrer. Sem  contar os contra indicativos como o  alto índice de radiação na tireoide que pode ser causada pelo  aparelho radiológico.  
Para casos de mulheres com mama densa os nódulos não são visíveis,  então eu pergunto: Porque fazer essa tal de mamografia se ela não é garantia? Por que então não fazer logo a ultrassonografia ou a ressonância magnética, ambas com resultado mais preciso? 

No mesmo dia que eu fiz uma mamografia que deu um resultado perfeitamente normal, inclusive comparativo ao resultado do ano anterior, que também deu normal e agora tenho minhas dúvidas se o problema já não existia, eu fiz nesse dia uma ultrassonografia que constatou o nódulo.   Eu gostaria de ter sabido disso a mais tempo, por isso aconselho vocês a rejeitarem a tal mamografia. Peçam logo ultrassom ou ressonância. 
A peça eu teci inspirada num busco tricotado pela Ludmila.

12 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Joana...espero que tudo corra bem!
Habitualmente faço a eco e a mamo!!! Bj

Anônimo disse...

Oi Jo!
Tenho certeza de que JÁ DEU tudo certo!
Vou te colocar em minhas preces e espero, do fundo do meu coração, que você fique bem loguinho!
Muitos beijos e, se precisar, é só chamar!!!!
Força e fé amiga!
Cris

Dra. Cristiane Grande Jimenez Marino disse...

Olá Joana, estou torcendo por você.
Entendo que esteja assustada com a situação, mas acho que o seu médico não soube explicar bem a questão.
A mamografia é um exame muito importante. O ultrassom sozinho não pega todos casos, então o protocolo é fazer anualmente a mamografia juntamente com o ultrassom. Principalmente se existem antecedentes na família, a combinação dos dois exames é obrigatória.
Bjs

Anônimo disse...

Joaninha,

Torcendo e rezando. Vai dar tudo certo. Beijo grande. Irene

PequenaIv Artesanato disse...

Olá Joana, bom dia!

A Cristiane Marino tem razão!
O ideal é fazer a Mamografia e o Ultrasom de Mama.
Eu sempre faço exames de prevenção e no próprio
exame de Mamografia já vem um aviso para fazer o US
para comparação! A minha médica sempre solicita os dois!
Que Jesus te abençoe e com certeza logo estará
recuperada!
Fica com Deus, beijo
Ivete

*

s.pousa disse...

Olá Joana, desejo que corra tudo bem com a sua recuperação. Bjs

Bella disse...

Olá

Eu não faço mamografia por opção. Primeiro a radiação que se acumula ao longo do anos é a principal causa de cancro de mama mais tarde na vida.

Além disso, o uso de soutiã bem como o uso de desodorizantes industriais estão intimamente ligados ao cancro de mama, pois comprometem o bom funcionamento dos gânglios linfáticos principais que se encontram nas axilas. O uso de soutiã ainda destrói o colagénio que serve de suporte ao peito.

Aconselho-te a informar-te acerca do prémio nobel da medicina de 1931 e como esse bioquímico provou o que causa o cancro: alimentação acidificante (carne, peixe, lácteos, açúcar refinado, massa branca, farinha branca, comidas processadas, conservantes, corantes, tintas para cabelo, cosméticos em geral, gels de duche, champôs, detergentes em geral, etc) e estilo de vida acidificantes (stress, mágoas, esquizofrenia social, falta de espiritualidade, sedentarismo, televisão, jornais, preocupação com o ter em vez do ser, falta de contacto com a natureza, andar sempre calçado, vestuário sintético, etc).

Aconselho-te a informares-te bem sobre terapias complementares que podes fazer, como naturopatia e medicina tradicional chinesa.

Deixo aqui um livro que eu aconselho vivamente:
O cancro não é uma doença, é um mecanismo de sobrevivência, do autor Andreas Moritz

Só tu te podes curar a ti mesmo. Ninguém senão Deus e tu é que têm esse poder. Mais ninguém tem esse poder. Ninguém mais te pode curar, a não ser mostrar-te o caminho. Mas tu é que o tens de percorrer.

Beijos e muita força!

Meu email se precisares: dorabella.santos@gmail.com



ana costa disse...

OLha Joana estou com você bem longe neste canto do Mundo, nunca duvide que tudo vai dar certo com certeza. Bjs
Ana

Unknown disse...

Joana, fique tranquila eu também já fiz biopsia e não acusou nenhum problema, tenho o tecido das mamas muito denso e fibroso , uma ginecologista inclusive me indicou a retirada das duas mamas louca ela né? sempre fiz mamografia e ultrasonografia das mamas e os nódulos só aparecem na ultra.
Fique calma, não pense no resultado do exame,Deus está no comando!
bjos.

Renata disse...

Oi Joana
Lindo seu trabalho... Como todas disseram, Deus está cuidando de você e eu estarei orando para que tudo dê muito certo.
Essas coisas acontecem e o importante é ser tudo bem no começo...
Beijos com carinho
Renata

Ludmila Ciuffi disse...

Oi, Joana, o câncer que não me matou não apareceu na mamografia. Já fiz tanta delas que deve sair radiação por todos os poros. Foi em 2004. Estou aqui firme, forte, saudável e feliz. Abandonei o blog, porque mudei de foco. Quero muito mais. Sorte e coragem.

Liliana Monteiro disse...

Joana,

Espero que tudo tenha corrido pelo melhor!
Faço com regularidade os dois exames, mas no privado! Por aqui dizem, os "entendidos", que se a mamografia não acusa nada só precisa voltar a fazer dois anos depois! E nada de ultrassom! Como tenho antecedentes na família vou a um médico particular e solicito os dois exames.

Como já alguém disse: "Deus está no comando"

Beijinhos e muita saúde!
Liliana