sábado, 17 de julho de 2010

Meu pé de feijão

Lamento informar que devido á seca que já se prolonga por três anos aqui no Ceará, meus pés de feijão morreram e no momento não tenho sementes. 

Não vai crescer até o céu nem vou ter que lutar contra um gigante, mas esta é uma árvore que dá feijão.É o feijão Guandu, a arvore é perene e chega a 3 metros de altura.
É utilizado na culinária e tem sabor forte, mas pode substituir o feijão nosso de cada dia. Para diminuir o sabor agreste é só jogar fora a agua da primeira fervura.
Tem carboitratos, vitaminas, sais minerais e proteínas.
Possui propriedades medicinais, é antiinflamatório, diurético e depurativo, indicado para hemorragias, tosse, bronquite, inflamações na garganta e para diminuir a glicose.
Fonte: http://plantamed.com.br/plantaservas/especies/cajanus_cajan

Cria alterações benéficas no microclima.
"Uma grande árvore ou grupo de árvores isoladas formam sob suas folhas uma área com temperatura menor do que a da área ao seu redor, com até cinco graus Celsius de dirença"
Então, quem tem um espaço no jardim pode plantar um pé de feijão Guandú, que além de ter um alimento saboroso ainda ajuda a melhorar o clima do planeta.
Deliciosa receita de Farofa de Feijão Guandu


Para as amigas que me pediram as sementes de HIBISCUS informo que estão coletadas, prontinhas, secando ao sol. Na próxima semana encaminho todas a seus destinos, para várias partes do Brasil e do exterior.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá amiga Joana,

Garota, nem mal me deliciei com o mercado de barcelona e você nos trouxe uma iguaria brasielira.
Não tive o privilegio de provar, mas com sua dica de preparo deixou-me curioso e com um interresse degustativo enorme.
Obrigado pelo agradavél contribuição de conhecimento a minha vida. Vivendo Aprendendo.
Abraços
Ramirez

Condessa disse...

Perdi alguma coisa. Ainda bem que tenho hibiscos, senão a inveja seria terrível :)
Se o seu pé de feijão subisse até o céu; se o gigante surgisse; você o enfrentaria pois João ou Joana é mera adaptação ao gênero.
:))
Abraço forte

Maria Amélia disse...

Obrigada pela aula, o vizinho da chácara da minha sogra tem 3 pés desse feijão e ele havia comentado sobre jogar a primeira água da fervura. Só não sabia de todos esses efeitos positivo que ele tem. bjs. mamélia

Elizabeth disse...

Oi Joana,
Já comi esse feijão, realmente tem um gosto forte, mas não sabia que tinha tantas propriedades. Obrigada pela aula.
Bom domingo.

Denise disse...

Oi Joana,
Obrigada pela visita ao meu blog, e por ter gostado do meu trabalho, eu tive uma Susy que se vc visitar post mais antigo eu comento o "acidente" dela este ano ela foi até para o hospital.Comecei a fazer as roupinhas no olhometro pela internet e agora não consigo parara rsrsrsrs. Agora quanto ao feijão a minha diarista ela faz uma farofa com esse feijão que é de comer rezando, vou ver se ela me ensina depois passo pra vc. bjs.

Mara Lucia Bechara disse...

Feijão Guandu...nossa nunca tinha ouvido falar,genial ....
Obrigada pela atenção e uma Feliz Páscoa atrasada...
Bjss
Mara Lúcia