Os mercados municipais sempre me encantam. É o melhor local para se conhecer a cultura a culinária e o artesanato. Procuro em cada cidade que eu visito e reservo pelo menos metade de um dia para conhecer e usufruir.
Este mercado é excelente, tanto pelas instalações, como pela variedade de opções que oferece aos visitantes, favorecido pela riqueza cultural de Portugal e da cidade do Porto, onde ele está localizado. Ocupa um quarteirão inteiro no centro histórico, especificamente na zona da Baixa. Oferece entradas de acesso pelas quatro ruas que o cercam, e ocupa um edifício magestoso de arquitetura neoclássica. Foi criado para comercializar produtos frescos, e na área interna possui peixaria, açougue, hortaliças, flores, produtos de charcutaria, laticínios, comidas e bebidas regionais, pães artesanais e lojas de lembranças. Na parte externa possui lojas de variedades, roupas, cafeteria, perfumaria e outros pequenos comércios.
Originado em meados do século 19, foi construído numa localização de lamaçal, donde originou o nome “BOLHÃO”. O edifício atual teve sua construção iniciada em 1914.













Nenhum comentário:
Postar um comentário