domingo, 19 de junho de 2016

Café capuccino caseiro sem lactose e sem açucar


Delícia um capuccino nesse frio que está fazendo no sul. Aqui também é bom, apesar do calor. 
O problema é que  nem todo mundo pode consumir os que estão á venda prontos nos supermercados, por conta de restrições alimentares.  Tem os diet mas com lactose e para quem não pode consumir nem açúcar nem leite fica sem opção de compra.  
Eu já fazia o meu capuccino desde que morava em Cuiabá quando aprendi a receita com uma professora de francês.   Na época com açúcar mesmo e leite normal.  Naquele tempo não havia capuccino para comprar pronto no supermercado. Pelo menos não em Cuiabá. Coisa pra mais de trinta anos.  
Agora, devido às restrições, adaptei minha receita ao sem açúcar e sem lactose. 
Não querendo me gabar mas é mais delicioso que os prontos que se vende por aí. 
Eu uso estes produtos. Adoçante de Stevia, leite em pó e cacau sem lactose. 
Ingrediente:
1 xícara (chá) de adoçante (verificar o rótulo porque a maioria dos adoçantes em pó  contém lactose).
2 xícaras (chá)  de leite em pó sem lactose
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1 pacote de Nescafé 50g
6 colheres (sopa) de cacau em pó sem lactose
Bata no liquidificador o Nescafé com o  bicarbonato até virar um pó fino.
Junte com aos demais ingredientes e peneire tudo. Mecha com uma colher para ficar uma mistura homogênea. 
Coloque num vidro e utilize. 

Abaixo a receita original:
1 lata de leite ninho instantâneo
1/2 quilo de açúcar refinado
1 Nescafé tradição 70gr
1 1/2 colher sopa de bicarbonato
8 colheres de sopa de chocolate em pó.
Bater no liquidificador o Nescafé com o bicarbonato, misturar aos demais ingredientes e peneirar. Guardar num vidro. 

16 comentários:

Alicia disse...

EL CAFE RESUCITA LA ALEGRIA DE TODO...
YO TENGO LA TENSION POR EL SUELO Y UN CAFECITO...DIVINO.
SALUDITOS

Linda disse...

Ola Joana!
Não conhecia a receita, eu costumo comprar. Agora vou levar a receita e experimentar porque parece muito bom. Obrigada por partilhar.
Boa semana.
Beijinhos
Linda

A Casa Madeira disse...

Oi joana me parece gostoso.
Por aqui o frio realmente está de lascar! só bebidas bem quentes.
Boa semana.

Dra. Cristiane Grande Jimenez Marino disse...

Oi Joana, eu também gosto de fazer o capuccino em casa e até coloco em vidros decorados para dar de presente aos amigos. Mas faço sem açúcar nem adoçante, deixo para cada um adoçar à sua maneira.
Realmente fica bem mais gostoso do que os do mercado!
Sua foto do capuccino está linda.
Bjs

Dalva Novelo disse...


Bom dia Joana!
Com o frio,nada melhor que um café capuccino.
Para nos aquecer.
Beijos.

O meu pensamento viaja disse...

Que receita tentadora!
Obrigada, Joana.
Beijinhos da Nina

Márcia disse...

Oi Ana!
Quanta novidade por aqui!
O capuccino nesse frio vai muito bem. Obrigada pela receita.
Mas o que mais adorei foi a bolsa feita em tricot.
Maravilhosa!
Bjus e obrigada pela visita.

lenalima disse...

Sou apaixonada por esse café, estava atrás da receita vou copiar e fazer, nesse frio é muito bom!
bjsss

Lia disse...

Amo café, mas, hoje, já não posso usar açúcar!!! Já copiei a receita!! Obrigada por partilhar conosco...Bjinhos

Meadas Soltas disse...

Acredito mesmo que seja bem mais delicioso do que o de compra!!

beijinhos

urmystars.blogspot.pt disse...

Por aqui é verão, mas não me importava nada de beber uma delicia dessas, nem que ficasse a transpirar de calor a seguir. Valeria a pena E sim, farturas é massa frita tipo os churros, mas como são pedaços maiores e não são furadas, torna-se muito mais fofa e boa de comer!

Os olhares da Gracinha! disse...

Joana...gosto muito e raramente faço!
Levo a sugestão!... Bj

Renata disse...

Puxa, que delícia!!
Boa dica, Joana!!
Beijos

urmystars.blogspot.pt disse...

Tem muito bom aspeto e acredito que deve ser delicioso para quem gosta de café, o que não é o meu caso. Já me lembrei de fazer coisa parecida, mas em vez do café juntava Cevada Pensal da Nestlé.

Blog Donna Gatta disse...

Boa Ideia Joana!

Liana disse...

Eu fiz! Ficou cremoso e delicioso! Recomendo.