segunda-feira, 9 de julho de 2012

Painel de fotos de família

É uma tarefa árdua instalar um painel de fotos na parede.
Para facilitar esta empreitada que muitas vezes consome horas,   vou dar algumas dicas de como eu faço para minimizar a tarefa.
Primeiro eu separo todas as fotos, e delimito na parede a área onde elas serão instaladas, faço isso marcando com um post it. Depois eu delimito essa área no piso e simulo tudo no chão.
Olhando o conjunto de fotos parede uma única composição, mas como podem ver pelo traçado amarelo, eu fiz três composições. Isso facilita  a tarefa e dessa maneira você pode ir aumentando o painel de acordo com o aumento da família. Eu já estou planejando a inclusão destas três abas de janelas que eu garimpei num desmanche dia destes. Estão na fila aguardando o restauro. Na verdade vou mesmo só lixar e retirar a película escura. São perfeitos porta retratos. 
Uma dica sobre as fotos é fazer cópias coloridas em papel próprio de fotografia  e usar essas cópias para os porta retratos guardando as fotos originais.  Isso vale também para as fotos antigas em preto e branco que fazendo a cópia colorida elas permanecem com a cor amarelada. O bom disso é que pode aumentar ou diminuir o tamanho da foto original adequando ao tamanho da moldura.Dessas da minha parede somente a foto do casamento dos meus avós é original porque quando tentei tirar do porta retrato para copiar, a película da foto estava grudada no vidro do porta retrato e se tentar tirar danifica a foto. Vai ficar ali para sempre.
Abaixo alguns painéis para inspirar.   
O meu parece com este e não é mera coincidência. Só falta colocar algumas palavras que ainda vou mandar fazer com adesivo. 
Aqui modelos mais diversificados, com molduras e objetos todos diferente. Estes da direita  parecem minhas janelas, amarrados sobre um varão de cortina, bem original e criativo. 
Aqui algumas simulações de composições simétricas que podem também ser vistas nos meus arquivos do Pinterest .

12 comentários:

Maria de Fátima disse...

Ficou lindo! Só me diz uma coisa, você prega pregos na parede ou coloca os porta-retratos de outra forma?
Bj

Nélia Botelho disse...

Olá Joana
Ficou um painel muito interessante e levo o esquema pois também tenho muitas fotos e nem sempre as sei colocar de modo elegante...Belissímas ideias!
Gracias!
Abraço
Nélia

Káthia Marchand disse...

Como ficou lindo!

Joana, vamos falar a verdade?
Eu adooooorei essa coisa de combinar tudo bonitinho na parede.

Pena que aqui em casa, o corredor não é mto grande, então não vai dar aquela aparência legal.

Só se fossem quadrinhos!

Quem sabe, numa próxima residência, maior e bem mais amplça que esta? Aí sim!

Ficou lindo! Parabéns amiga!!!!

Meadas Soltas disse...

Olá Joana,

Este post vem bem a proposito :) estou a tentar organizar um painel deste genero numa parede cá em casa, mas cometi um erro grande ... comprei molduras todas iguais e está a ficar muito monótono, acho que vou comprar umas maiores para dar mais vida, a ver vamos o que sai ...
beijinhos

Rose Pereira disse...

Oi Joana!
Quanta dica legal no seu blog!Vou copiar algumas delas, nossa amei...
Obrigada pela visita e comentário em meu cantinho.
Bjus

Jeanne Feijó Machado disse...

Passei para conhecer teu blog e fiquei encantada. Parabéns. Uma linda semana.
Jeanne

Faniquito disse...

Joana do céu, q lindo. Mas confesso q as vezes tenho q pensar um tempão qual a melhor maneira de pendurar um quadro na parede. Acho q tem q ter uma simetria bem legal e esse post me deu dicas boas, adoreiiii.O painel ficou liiindo...q delícia casa q tem energia, carinho, vida .... adoooooro !!!

Beijinhos

Ana

Unknown disse...

Menina!!! Seu blog é tudo de bom, aqui tem sempre uma novidade e de variados assuntos, eu indicaria para premio de melhor anfitriã.
Sobre os hexágonos, o meu ate que não esta dando trabalho, eu vi uma lã nova e não resisti, ai aproveitei para testar na flor africana, acho que pelo fato do fio ser um pouco mais encorpado que o normal, as flores foram de vento em ´popa.
Agora vou te contar um segredo.....eu preciso de outras mãos, pra fazer tudo o que encontro e agora nas férias tenho que dar uma atenção ainda maior ao Abner...imagina!?
Beijinhos flor e PARABÉNS!!!!

Laura Barrios disse...

La idea de presentar primero el trabajo que queremos hacer, es una idea excelente. Gracias!. Beso.

Wal disse...

Oi Joana, uma bela ideia de execução. Sabe o meu problema,tenho trauma de furar parede, pode!
Mas passarei a sugestão par meus familiares. Obrigada.
Quanto as dicas do coletão azul, basta clicar no local as dicas estão aqui (lá no blog) e procurar coletão em julho/2012.
Abração da Wal e obrigada pelo carinho.

Marcela Gmd disse...

Hermoso blog!!! bonitos trabajos!!!!
Quieres que seamos seguidoras?
Besos, desde España, Marcela♥

Juliet disse...

Gostei! Que lindinho, os quatro filhinhos um do lado do outro, e logo ao lado o casal se amarrando por toda a vida! Construir uma família também não deve ser tarefa fácil. Beijos!