terça-feira, 17 de abril de 2012

Bau restaurado com cera pátina e decoupage

Este baú ganhei da minha sogra. É uma peça linda mas estava todo pintado com tinta esmalte brilhante. Na verdade acho que era do tempo da tinta a óleo, mas fazer o que, era o que se tinha na época, não era como hoje que temos uma infinidade de produtos próprios para cada necessidade. Quem fazia artesanato antigamente era por pura teimosia mesmo. E minha sogra fofa era teimosa!!!
Tentei remover as várias camadas com todas as técnicas que eu conheço mas pense na tinta boa!!! Cheguei a despejar o solvente sobre a tampa que ficou empossado nos entalhes mas quem diz que a tinta saiu. Identifiquei quatro cores. Minha sogra adorava mudar a decoração. Sempre que recebia visitas tinha que "arrumar a casa para receber" e isso incluía personalização do quarto do hóspede, e como este baú era uma espécie de coringa, variava de cor conforme o visitante. Era uma anfitriã perfeita e adorava isso. 
Como já tinha tinta demais eu usei cera pátina que tem uma excelente cobertura e deixa uma ar rustico. A decoupage fiz com essa estampa de cartas e postais antigos que veio na revista "Casa Mia", que eu adoro de paixão. Porque além de dar a técnica eles incluem as estampas para fazer o trabalho. Sobre a decoupage usei kit craquelê acrilex com pasta dourada. 
Adoro baús antigos, eles vêm impregnados de história. E este é feito de uma madeira que deixa um cheirinho na roupa. No momento está até a boca com minhas revistas de artesanato, coisa aliás que tenho que tomar uma providência porque não quero ser uma acumuladora. Acho que vou digitalizar o que me interessa e doar essas revistas e livros. Isso é uma coisa que tenho que resolver na cabeça primeiro. 

14 comentários:

Marília Melo Ferreira disse...

Olá,

O baú ficou muito lindo!

Boa semana.

disse...

Adorei o resultado!! Está de parabéns! O baú é maravilhoso. Adoro mexer com tintas e pincéis, amo de paixão! Fez bem em restaurá-lo assim.

Reveja suas revistas e de espaço pro novo! não fique com coisas antigas não... selecione o que lhe interessa.

bjinhos

Lécia de Freitas disse...

Ficou lindo o baú! Quanto às revistas de artesanato, primeirona da fila para a doação, rsrsrsrsrsrs!
Bjs,
Lécia

Unknown disse...

Joana, é um baú lindo! Você deu um ótimo acabamento e quanto às revistas concordo com a Ká! Sempre há algo que desejamos guardar! Sei por experiência própria!bj Nina

Unknown disse...

lindíssimo,
adorei o detalhe das correspondências na frente!

bj

ArtiKoisas disse...

Está lindo! Eu adoro baús :) Parabéns, ficou maravilhoso!
Beijinhos
Bárbara

Cristiane Moraes disse...

Oi, Joana! Esses dias eu também ganhei um baú que foi da avó do meu marido (bem antigo). Só que ele é de madeira revestido com couro e todo decorado com tachinhas de metal (não sei se você já viu desse modelo?). Ele é enorme, acho que é maior que o teu. Eu amei! Gosto muito de coisas antigas na decoração e agora que tô construindo uma casa em Aquiraz, a ideia é levá-lo para lá. Só que na parte detrás do baú o couro tá bem estragadinho, a madeira parece estar em boas condições. Será que há solução para isso? Você conhece algum restaurador que faça esse tipo de trabalho? Quero usá-lo para guardar roupa de cama e muitas redes e, logicamente, como um linda peça de decoração.
Bjim e tudo de bom!

Carol Mello disse...

ficou liiindooo Joana! parabéns!

e adorei a ideia de doar as revistas, entro na fila! hahahah
adoro revista de artesanato e tenho varias, embora não faça todos, ou quase nenhum por pura falta de tempo. tenho coisas começadas, material comprado e n consigo sair do lugar... mas um dia vou poder fazer só oq eu gosto... se Deus quiser.
beijaoooo flor boa Quarta
Carol

Ana Maria disse...

Olá Joana, amei o resultado, o baú ficou lindo, parabéns!
Beijinhos de Luz!
Ana Maria

Marcia Soares disse...

Oi Joana !!! Vim agradecer sua simpática visita e dei de cara com este baú lindo !! Todas nós gostamos de um baú, de preferência bem antigo hehehehehe, este ficou uma peça de muito bom gosto !!
Quanto ao "Medalhão de Berço", eu também não conhecia, vi em uma loja aqui em minha cidade e perguntei o que era, achei lindo um "anjo da guarda" para proteger e enfeitar o berço, só que achei meio caro e resolvi fazer um do meu jeito !! heheheh

grande beijo !!!
Marcia

Mara Lucia Bechara disse...

Esses baús antigos!!!Adorei o seu ficou lindo.... se falassem,eu tenho um do começo do século passado,que comprei há 35 anos atrás ...meus filhos odeiam,(vou postar a foto dele qq hora)não tó nem aí,tem uma vida lá dentro.Nossa Joana o que fazer com revistas antigas???eu já fiz uma seleção e coloquei o que me interessava em pastas com plástico,mas ainda tenho um bocado....e estampa para decoupagem,guardanapo,etccccc...reconheço sou compulsiva quando se trata de artesanato,mas fiz um voto
não compro mais nada(que sofrimento vi um tecido de violetas a coisa mais linda!!!)
Tem um carinho para vc lá no blog....
bjjss
meu cachixó

Maria Reciclona disse...

Joana. Seu trabalho de restauração ficou magnífico. O baú está lindo. Parabéns. Imagino que sua sogra também deva estar muito feliz por ter lhe escolhido como guardiã desse pedacinho da história. Um abraço e obrigada pela visita.

Lilian Marson disse...

Nossa Joanaaa,que baú divino!!!Está maravilhoso eu amei este seu trabalho.P>A>R>A>B>ES....Quando fizer coisas assim me chama pra eu ver menina.Esta minha lista de blogs nem exibe tudo o que todas fazem é um terror.Beijos no coração...Lili.

Unknown disse...

Olá esse bau ficou lindo mesmo
ha e se quizer me doar algumas revistas eu tbm aceito! rsrsrsr
bjinhos