domingo, 3 de janeiro de 2010

Como pintar hortênsias

Como eu prometi, aqui está o passo a passo para pintar hortênsias.
Confesso que não foi fácil fazer. Pintar e fotografar ao mesmo tempo é meio complicado mas fiz com todo carinho da melhor maneira que deu. Tive que repetir algumas fotos porque as primeiras ficaram desfocadas. Para complicar estou com um problema sério que não consigo postar as fotos no blog, algumas saem de lado e não tem quem faça ficarem direito. Já tentei enganar a coisa postando a foto de lado mas daí ela obedeceu e saiu de lado mesmo. Já diminuí a foto, aumentei, alarguei e nada. Se alguém tiver alguma dica por favor me ajude. Então vamos aos pincéis.

1 - Para obter o efeito porcelanizado é preciso que o tecido esteja bem esticado. Eu uso um isopor com uma folha de A4 sobre este e prendo o tecido com alfinetes.
2 - É fundamental o uso de um bom pincel de cerdas duras para preencher o desenho (eu uso Condor ref. 412) e de cerdas macias e firmes para fazer o sombreado (o melhor para isso é Condor ref.424). Eu faço o desenho á mão livre, então uso lápis bem fraco apenas para direcionar a pintura, mas no caso como eu queria que o risco ficasse bem visível usei lápis de cor nas cores da pintura, que mesmo se sobressaindo à tinta não fica aparecendo. Para colocar a tinta que vou usar eu forro o recepiente com papel vegetal ou mantega, daquele mesmo usado para culinária, bem molhado. Dessa forma a tinta não seca e você pode pintar a tarde inteira sem problemas.
3 - Para pintar a folha o primeiro passo é preencher toda ela de maneira homogênea com o verde mais claro. Neste caso usei verde grama.
4 - Fazer a sombra com um tom mais escuro, usei verde oliva. Sombrear do canto esquerdo para o centro e do meio para a direita. Lembrar que a parte da folha que fica embaixo da flor deve ser mais escura.
5 - Para fazer as luzes das folhas usar branco misturado com um pouco do verde de fundo. Esta tinta deve estar bem diluída. Para deixar no ponto eu coloco algumas gotas de diluente. Você coloca um pouco dessa tinta na ponta do pincel ref. 424 conforme a foto.
6 - A partir do canto esquerdo superior, posiciona o pincel com toda a largura do mesmo e desliza para baixo de maneira semi circular acompanhando o que seria a textura da folha. Faz esse mesmo procedimento do centro para a lateral direita. Não precisa clarear muito porque a folha da hortênsia é de um verde intenso.
7 - Nesta figura as folhas já estão pintadas e sombreadas com excessão da folha de baixo que pode observar é bem mais escura. Esta também vai ser sombreada mas com menos intensidade que as folhas de cima. Em todos os ramos as folhas inferiores devem ser mais escuras para intensificar o aspecto de luz que é sempre mais claro na parte superior, bem como as folhas mais novas são sempre mais claras.
8 - Para fazer as nervuras da folha use um tom mais escuro ou coloque um tiquinho de preto ou marrom na tinta mais escura que usou para sombrear. Eu uso o mesmo pincel das luzes usando a lateral mas quem prefere pode fazer com um pincel redondo longo e fino.
9 - Esta é a folha fechada. Faz uma meia lua e preenche com o verde mais claro. Sombreia com o mais escuro deixando bem escura. Faz a luz partindo do canto esquerdo para baixo de maneira semi circular conforme fez na folha inteira, mas sem deixar o pincel chegar até o fim.
10 - Com as folhas todas pintadas e sombreadas vamos partir para a flor. Preencha o circulo até proximo da margem com azul caribe. As manchas esverdeadas no centro são resultado do pincel sujo da tinta das folhas...recomendo que lave bem o pincel ou troque a agua onde estava lavando o pincel quando pintou as folhas, coisa que eu não fiz. Para a hortênsia não vai influir mas se fossem rosas já era.
11 - Comece a flor a partir das bordas fazendo em toda a volta pequenos toques com o azul caribe, um pouco deste misturado com azul cobaldo e pouquíssimo branco.
12 - Na segunda volta faça da mesma maneira com estas mesmas cores com menos azul cobaldo para ir clareando de forma homogênea para o centro. Na terceira volta já pode ir começando as flores que compoem o buque, mas sempre com pouco branco.

13 - Para fazer as flores que compoem o buque você pega um pouco de tinta no canto esquerdo do pincel 424 e faz um semi circulo para o lado esquerdo.
14 - Daí pega a tinta com o canto direito do pincel e completa o circulo. Sempre misturando as tintas.
15 - 16 e 17 - Faz a mesma coisa para compor toda a flor. As flores que compoem o buque da hortênsia tem quatro pétalas. Nas laterais do buquê você nunca completa as quatro pétalas da flor. Vai alternando fazendo uma pétala, duas, trez, sempre na volta toda, até chegar ao centro onde vai fazer todas as quatro pétalas com a tinta branca sem mistura.
17 (de novo, errei na numeração). Aqui você já terá a flor toda pintada, espere secar um pouco para realçar o branco no centro porque se tentar fazer isso com a tinta molhada as cores vão se misturar. Dê mais uns toques imitando pétalas nos espaços que ficaram entre as flores para preencher o circulo todo.
18 - Faça o miolinho da flor com amarelo, mais forte nas flores centrais e diminuindo a intensidade do amarelo nas flores mais laterais, dando pequeninos pontos mais proximo da borda.
19 - Assim ficará o buquê com folhas e flores terminadas.
20 - Faça os ramos misturando os dois tons de verde e dando um pouco de luz misturando o verde mais claro com branco.

As fotos desta sequência não estão numeradas, mas partindo do canto superior esquerdo...

21 - Para fazer as sombras de folhas em volta do buquê, misture qualquer um dos tons de verde com branco e diluente em partes iguais. Mais ou menos.
22 - Coloque essa mistura no pincel ref.424 da mesma maneira que colocou para fazer as luzes nas folhas, porém com um pouco mais de tinta. Posicione o pincel com toda a extremidade dele no tecido e puxe para baixo como se fosse fazer uma vírgula. Do lado direito do ramo faz partindo da esquerda para a direita e do lado direito do ramo faz a mesma coisa partindo da direita para a esquerda. Dá uma olhada no ramo terminado, não é preciso fazer muitas sombras porque as hortências tem folhas grandes e já toma o tecido todo. Faz também alguns galhinhos para ir equilibrando o desenho.
23- Quando terminar a pintura pegue os pinceis, lave bem e molhe uma barra de sabão de coco ou outro sabão neutro. Faça aquela espuminha esfregando a ponta dos dedos na barra e passe essa mistura nos pincéis juntando bem todas as cerdas. Deixe secar e guarde. Lave antes de utilizar novamente. Isso vai manter as cerdas sempre juntinhas porque pincel com cerdas abertas pode jogar fora que não presta para mais nada.
Espero ter conseguido explicar certinho. Gostaria de saber o resultado e saber se querem mais passo a passo de pintura. Como eu já disse aqui, pintar é fácil utilizando os materiais corretos, e muito mais rápido do que fazer o pap. Boas pinceladas para todo mundo e quem fizer não esqueça de me dizer o resultado.

45 comentários:

Condessa disse...

DEUS DO CÉU!
Imensamente grata por seu PAP!
Um exercício fantástico de postagem para tudo dar certinho.
E não é elogio, como absolutamente nada que deixei dito para você...é PURA ADMIRAÇÃO! Por seus trabalhos, sua percepção do belo e por ainda teres tempo de visitar e deixar comentários 'personalizados'.

Arts Denise disse...

Ola linda a sua pintura legal voce colocar passo a passo parabens

Elizabeth disse...

Oi amiga,
A hortensia e a rosa são um desafio para mim. As suas são lindas.
Beijos.

Dina disse...

Parabéns!!!! seu pap ficou ótimo e bem explicadinho, adoraria ver o pap das rosas que são maravilhosas.

Vou comprar esses pincéis, e tentar fazer, se ficar bom lhe mostro..rsrsrs...

beijos
Dina

Anônimo disse...

Adorei. Estou começando agora e foi exclarecedor. Se vc puder me ensina a pintar uma toalha de rosto em tecido colorido. Não sei ainda. Sei que tem que pintar todo em branco primeiro. Mas faço por partes ou faço de uma vez?

Blog de Artesanato da Vila do Artesão disse...

Tá muito bem explicado Joana, mesmo com a foto de ladinho,rsrsrs.
Se você me permitir, vou fazer um link para o seu pap num artigo aqui do blog.Pode ser?
Um super abraço,
Cris Turek

Marcia Quadrado disse...

Ficou muito bom o seu PAP e obrigada pela generosidade de nos ensinar.
Feliz 2010!
Bjs,
Marcia Quadrado

escargopotte disse...

adorei seu blog , ficou lindo suas pinturas ! de uma voltinha no meu blog

Anônimo disse...

oiee
nossa cada tempo que tenho e entro aqui há sempre uma novidade...
tudo aqui é muito lindo!...parabêns!!
amiga, eu naum dei muito certo com o meu blog naum...acabei naum conseguindo aprender a mecher...
por isso me add no msn e no orkut viu....
gislaine.aphamesi@hotmail.com
pra mim será um previlégio te-la como amiga!
beijos no coração!!!
fica com Deus e que ele te proteja sempre!!!
feliz 2010!!!
Gi

Miva disse...

HOLA JOANA
QUERIDA AMIGA!
DESEO SINCERAMENTE HALLAS
TENIDO UNA FELIZ NAVIDAD EN
COMPAÑÍA DE TUS SERES QUERIDOS
Y QUE EL NACIMIENTO DEL NIÑO
JESÚS, SEA TAMBIEN EL NACIMIENTO
DE UNA NUEVA ESPERANZA Y NUEVOS
SUEÑOS QUE ALCANZAR.
QUE EL NUEVO AÑO 2010 VENGA CON
MUCHA SALUD, PAZ Y BENDICIONES
PARA TI Y TODA TU FAMILIA.
SON MIS DESEOS DE TODO CORAZON
Y AGRADECIENDO SIEMPRE TU AMISTAD,
TU PRESENCIA.
GRACIAS POR EXISTIR!!!
FELIZ DIA DE REYES!!!
CARIÑOS
MIVA
PD OBRIGADINHA PELO PAP,LEVO AS SUAS HORTENSIAS, JEJE

Feltro no capricho disse...

Oi Joana.... vc pinta lindamente,acho que ja te disse isso.... ficou muito bom seu passo a passo.... você teve que ter muita paciência mesmo.....rsrsrsr
Te desejo um abençoado ano de 2010,e conte sempre com minha amizade....
Beijinhos......

maria isabel matamoros disse...

Muy bien explicado
y muy bonito,muchas gracias,si tu quires puedes explicar mas, muy interesante.DESEO QUE EL AÑO 2010TE DE TODA CLASE DE FELICIDAD. Muchas gracias soy Mªisabel Matamoros

Unknown disse...

Minha querida Joana
Além do maravilhoso talento para pintura você também o tem para ensinar. Não é fácil transmitir ensinamentos com tanta precisão. você ainda pergunda se queremos mais paps ? Orá, já abri até uma pasta para arquivar seus paps.
Beijo
Miriam Nakutis

Marisa Torres disse...

JOANA VAYA LUJAZO DE PASO A PASO!!!!!!TE FELICITO POR LO BIEN QUE LO HAS EXPLICADO Y TE DOY LAS GRACIAS.
TE FELICITO EL AÑO NUEVO Y QUE TE TRAIGA MUCHA SALUD.
MUCHS BESOS.

Arepita disse...

Hola amiga!!! cuanto tiempo!! primero quiero felicitarte el año y desearte lo mejor para el 2010. Me gustan mucho tus diseños de flores pintadas están muy bonitos. Muchas felicidades .Bjs

Maria Amélia disse...

Nossa Joana, que aula bem feita. PARABENS. Ficou muito didática. bjs

Sônia Maria disse...

Olá, Joana!
Que PAP maravilhoso, amiga!
Qualquer dia desses me animo, compro tintas e pincéis e aprendo com seus paps. Tenho muita vontade de pintar mas nunca arrisquei.
Parabéns pelo trabalho lindo.
O nome da cidade é Goiás Velho, mesmo. É a nossa antiga capital. O presépio é com certeza de alfenim uma arte das doceiras de lá.
Fiquei encantada com a memória das suas filhas.
Beijoquinhas pra você e pra elas também.
Com carinho,
Sônia Maria

Coisinhas da Dulce disse...

OLa jOana, cá ando eu a tentar colocar tudo em ordem, principalmente as visitinhas.
Obrigada pelo carinho, uma vez mais.
As pinturas andam lindas, mas confesso que por essas ruas não me aventuro...rsrsr....embora a Joana faça parecer tão fácil...
Tudo de Bom para Si e a sua familia.
Beijocas
Dulce

Faniquito disse...

Oii amiga...tô entrando !!!

Uau....sem palavras!!! Que post é esse ?!? Menina, que trabalhão vc teve...mas ficou perfeito!!!

O teu pap deixa claro um tremendo esmero e boa vontade de ensinar, no sentido pleno da palavra.Me sinto encorajada e certa de que se seguir o que vc detalhou até consigo fazer... demais isso!!! Já está aqui arquivado...e guardado no cofre. hehehe

Beijinhos

Ana

Dina disse...

Olá
o seu trabalho está lindo ! Obrigada por partilhar !
Adorei o pap e vou tentar fazer . Tive umas aulas de pintura em tecido e já fiz bastante coisinhas que brevemente postarei no meu blog mas andava mesmo a querer aprender a pintar hortências .
bjks

Arteira disse...

uas pinturas sao maravilhosas!!!

beijos

boas artes

Anônimo disse...

Olá Joana!
Suas pinturas são lindas.
Sempre tive vontade de pintar hortências,agora com seu pap bem explicado sei que vou conseguir.
Obrigado pela generosidade.
Um grande beijo..Dezirê

cleidejane disse...

Muito, muito obrigada, por dividir seus conhecimentos, fazendo este pap maravilhoso. Que você ganhe em dobro, o que estás nos dando.
abraços
cleide

Estela disse...

Hola Joana!
Me gustó mucho este paso a paso!!! y quiero aplicarlo! Sabes que me gustas mucho las hortencias pero tal como tu dices no son fáciles! y finalmente termino por trabajar en decoupage con ellas!
Como siempre un placer visitarte
Abraço e bjs

eu, você e todos... disse...

Deus do céu, Joana! Que coisa mais linda! Obrigadíssima por dividir. Vi seu belo trabalho no site da Cris.
Beijo grande e parabéns pelo talento.

Anônimo disse...

Oi Joana, amei e agradeço assim como tantas outras pessoas que te deixaram comentário pelo passo a passo.Isso só nos incentiva cada vez mais sabia, passar nosso conhecimento adiante,é receber em dobro muito mais.
Deus abençõe

Andréa Granja disse...

Olá Joana,

achei seu blog através do Vila do Artesão, que está divulgando seu blog e este seu último post!

Resolvi vir conhecer, pois, eu achei lindo e muito bem trabalhado a sua pintura! Coincidentemente, estava querendo aprender a pintar... portanto, se eu já amo artesanato e você ensinando tudo dessa forma super fácil, serei uma visitante assídua!!! =D

Parabéns!

Ah, visita meu blog também - www.soumaisminhacasa.blogspot.com. Será um imenso prazer receber sua visita por lá!!!

Beijão.

Andréa Granja.

marta resende disse...

Cara Joana, estou simplesmente encantada com a sua Arte! Parabéns! Nunca vi hortênsias tão perfeitamente pintadas como as suas. Deus a abençoe e a ilumine!Moro em Ipatinga,MG,faço pinturas em plástico, vidro jateado, espelho, cerâmica,acrílico... veja meu site e deixe o seu comentário que me honrará. Obrigada. www.marthapinturas.blogspot.com

Janaina Beserra disse...

Olá Joana,
parabéns pelo PAP.Muito explicativo.Obrigada.Fiquei conhecendo o seu blog, pela Blog da Cris (Vila do artesão).
quando puder me faça uma visitinha.
Beijos e tudo de bom e maravilhoso.

gard disse...

Agradeço imensamente à explicação do PAP, agora sim, darei conta de fazer, obrigada.
Gardênia

gard disse...

Obrigada pelo PAP,muito bem explicado, com certeza conseguirei.
Gardênia

Reciclando Ideias disse...

Meu nome é Mari Cunha,Tenho um projeto chamado Reciclando Ideias,moro em São Pedro da Aldeia,aplico aulas na Associação de Moradores no bairro q moro.Amei sua maneira simples e objetiva de explicar uma técnica.Q Deus t abçõe sempre.Obrigado

Rose Viana disse...

Bom Dia! Voce esta de parabens, sou apaixonada por pintura em tecido, amo rosas, ja tentei algumas vezes pinta-las, mais nao consigo. Sera que tu nao tens uma PaP bem mais facil de se aprender a pintar rosas.

Amei seu Blog.

Beijos e tenha um lindo final de semana.

Angela de Paula disse...

Esta aula foi fantástica...!Nunca vi algo tão bem explicado,tenho certeza que ajudou muita gente.
Passo sempre para ver suas rosas,a cada vez descubro algo bonito e interessante.
Gostei também das suas flores que sei que você cuida como eu.
Um grande abraço.

vera quaresma disse...

VIM AQUI TE AGRADECER PELO PASSO A PASSO MUITO OBRIGADA DE CORAÇAÕ.
BEIJINHOS EM SEU CORAÇAÕ

Unknown disse...

Parabens, adorei. Muito bem explicadinho. Obrigada
Rosangela

argollinho disse...

Fantastico! Parabens Joana!!! suas artes são lindissimas! Obrigada por sua disponibilidade em nos passar com tanto esmero esse e outros passo-a-passo. Fico encantada de encontar nesse mundo virtual, pessoas tão generosas como voce. Pessoas que se disponibilizam em nos passar seus conhecimentos nem ao menos nos conhecer. Parabens! DEUS te abençoe! te ilumine!!

Elisa disse...

Andava à procura de ideias para pintar tecidos e servir de prendinha agora pelo Natal, dei com o seu 'post' das hortênsias o qual está muito bem explicado pelas imagens sequênciais. Quero apenas agradecer pela disponibilização de todos os passos.
Obrigada!

Unknown disse...

Olá

simplesmente demais, amei este pap
agora vou tentar pintar esta hortência, pois ficou fácil.
obrigada de coração.
Vera

lisiberwig'arts disse...

Muito, muito obrigada pelo PAP, pinto já há algum tempo e no entnto sempre fiquei com um "pé atrás", quando se tratava de hortências.
Bjos no coração, que Deus à abençoe sempre.

Unknown disse...

PARABÉNS AMIGA! AMEI SUAS HORTENCIAS.
ESTOU COMEÇANDO A PINTAR AGORA + TO COM MUITA DIFICULDADE PARA DAR LUZ E FAZER SOMBRAS. SE PUDER MANDAR DICAS P/MIM AGRADEÇO. DEUS ABENÇOE. BJUSSS

jeane_cardosodaconceicao disse...

lindo, lindo, lindo! amei seu post , vi no villa do artesão e vim conferir aqui, fiquei apaixonada! parabéns

Anônimo disse...

Aprendi muito. Obrigado

Giselda Camilo disse...

Obrigada pelo PAP. Aprendi algo mais nessa arte da pintura que estou iniciando... e amando! Bjo

Miriam Nakutis disse...

Joana,
Maravilhoso trabalho. Divino!
Uma vez você perguntou sobre tecidos Kaufman. Recebi uma new letter e lembrei-me de você. Se ainda interessar este é o link
http://www.aslan.com.br/scripts/indique/indique.asp?news=NL-Robert-Kaufman.html
Abraços, saudades
Miriam Nakutis