terça-feira, 25 de abril de 2023

Focaccia Receita




A focaccia é um prato de origem italiana. É um pão baixo e rústico que leva cobertura, parecido com uma pizza, e pode ser consumida como lanche, entrada em uma refeição, para acompanhar uma bebida e qualquer outra oportunidade porque com certeza é sempre muito bem vindo. 
As coberturas podem variar conforme o gosto de cada um. Cada região da Italia tem sua propria focaccia. Eu gosto desta ¨barese¨, que é da região de Bari e leva tomates cereja, azeitonas, alecrim e eu coloco também umas folhas de manjericão que eu acho que combina com tudo. Usei as azeitonas  verdes porque era o que eu tinha. 

Para aumentar a riqueza do sabor e aroma únicos, eu uso tomates confit, que deixa o prato perfeito. 
A receita do tomate confit, que também é um prato italiano que eu sempre tenho na geladeira e adoro comer tchuchando o pão no azeite, mas pode usar os tomatinhos ao natural mesmo. A receita do tomate confit esta aqui neste link abaixo: 

Receita da massa da focaccia:
300 g de farinha de trigo
3 g de fermento para pão (seco)
3 g de sal
5 g de açucar
200 ml leite morno
40 ml azeite
1 ovo
Misturar todos os ingredientes secos, juntar o leite morno, o azeite e o ovo batido com um garfo. Amassar até incorporar todos os ingrediente. 
Colocar numa tijela e cobrir com plástico filme, deixar crescer por 40 minutos. 
Untar uma assadeira com azeite, abrir a massa e colocar na assadeira, apertar com as pontas dos dedos e regar com azeite, sal grosso, folhas de alecrim e manjericão. 
Deixar crescer por mais 40 minutos 

Ingredientes da cobertura, que pode ser a gosto.
100 g de tomate cereja (usei o confit)
100 gramas de queijo (usei queijo coalho que era o que eu tinha|)
azeitonas a gosto
Azeite de oliva
alecrim, sal grosso
Espalhe os ingredientes do recheio sobre a massa, regue com azeite ou se estiver usando o tomate confit regue com o azeite do tomate. 
Leve para assar em forno pré aquecido, 180 graus até dourar. 
Minha assadeira tinha 26cm de diâmetro e o pão ficou com 3,5 altura. Para uma facoccia maior dobr a quantidade dos ingredientes da massa. 
Pode usar assadeira retangular ou quadrada. 

Buon apetito.

Nenhum comentário: