sábado, 23 de maio de 2020

Bolo de limão siciliano

 Meu bolo preferido é o bolo de limão. Acompanhado de uma xícara de chá ou café fica perfeito. 
Minha maior dificuldade foi conseguir fazer um bolo de limão com pouco açúcar na massa, para compensar a casquinha crocante que cobre o bolo, porque  bolo de limão sem essa casquinha,  melhor nem comer. 
Tem manteiga, claro, porque pra ter essa maciez absurda precisa de manteiga. Mas também não é tanto como de algumas receitas. 
Eu gostei tanto dessa massa que vou utilizar como base para outras receitas. Vou fazer uns testes e se der certo eu conto. 

Ingredientes: 
Eu uso as medidas próprias para medir os ingredientes,  e a manteiga os ovos e o limão devem estar em temperatura ambiente. Lembrando que temperatura ambiente aqui no Ceará é quase morna. Se estiver em região fria, deixe a manteiga alguns minutos sobre o fogão enquanto aquece o forno.  
1 1/2 xícara  de chá de farinha de trigo
1 1/2 colher de sopa de  fermento para bolo
150 gr. de manteiga sem sal 
1 colher de chá de essência de baunilha
1/3 de xícara de chá de açúcar
1 limão siciliano, suco e raspas (se o limão for pequeno use dois)
3 ovos grandes

Para a cobertura:
3/4 de xícara de chá de açúcar de confeiteiro
suco de limão para dar ponto (+ ou - 2 colheres de sopa) coloque bem devagar, se ficar muito líquida coloque mais açúcar. Se estiver dura coloque mais suco, em gotas.  
 Modo de fazer:
Unte e enfarinhe uma forma tipo de pão.
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Enquanto isso peneire a farinha com o fermento e reserve.
Adicione os ovos um a um  no creme de manteiga com açúcar e continue batendo a cada adição. Junte as raspas e a baunilha, sempre batendo. Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente aos poucos  a farinha peneirada com o fermento intercalando com o suco de limão. 
Coloque na forma e leve ao forno pré aquecido (eu aqueci por 30 minutos) para assar a 180º. O meu levou 50 minutos porque meu forno é meio lento. 

Para a cobertura
Misturar o açúcar com o suco de limão  até obter uma massa homogênea e brilhante. Despejar sobre o bolo depois de frio. 

Um comentário:

Bella disse...

DEve ser delicioso! adoro limão! Bjs