domingo, 23 de julho de 2017

Sal grosso temperado

    O sal temperado também chamado de sal verde substitui o sal comum na cozinha. Além de ser prático para usar, é bem mais saudável que o sal refinado e mais barato que os diversos tipos de sal indicados como compostos por menor quantidade de sódio, como o sal rosa do himalaia, o sal light, o sal negro e o sal havaiano. 
Apesar do sal grosso possuir a mesma quantidade de sódio que o sal refinado, acaba que a gente usa em menor quantidade porque os temperos dão sabor ao alimento sem que abusemos do sal para dar gosto á comida. 
O aroma e o sabor que proporcionam aos pratos é de chamar a atenção da vizinhança. Uma delícia, prove e me diga 
Para preparar o sal temperado  eu utilizo:
500gr de sal grosso 
4 embalagens de temperos desidratados
Folhas de louro
Os temperos podem ser os de preferência  de cada um, eu usei mangericão, orégano, alecrim e salsa. Meus preferidos. Faltou a salvia que não tinha e que gosto muito também. 

Bater metade do sal grosso no liquidificador juntamente com os temperos. 
Depois de bater peneirar e guardar em recipiente separado a parte fina para usar em saladas e sobre a comida já pronta. O que sobrar na peneira juntar ao restante do sal grosso e misturar bem. Se desejar pode bater um pouco no liquidificador mas eu não vejo necessidade porque uso para temperar os alimentos que vão ao fogo e no cozimento o sal dilui. 
Bom apetite. 

5 comentários:

Maria disse...

Ótima dica vou experimentar .Beijinhos*

isa silva disse...

Gostei da ideia do sal, grosso temperado.
Boa semana de trabalho, bjs

lenalima disse...

Boa dica, e dá para bater no liquidificador?
bj

lu pietra disse...

Bom dia...Gostei da sua receita, eu ja utilizo o sal temperado, que um amigo que tem uma loja prepara...só que ele faz com sal marinho, e eu quando não tenho o dele utilizo o sal marinho, que me ajudou a manter a pressão baixa e nunca mais inchar....
Quando eu bato o meu ...ou compro o dele...coloco lavanda seca...junto...fica uma delicia para temperar saladas...essa é a minha dica ...namaste.

Renata disse...

Hum... Parece muito bom Joana!
Vou testar.
Beijos