domingo, 13 de janeiro de 2013

Chega de bagunça

Na minha casa as tampas de panela sempre foram um problema. Era aquela bagunça embaixo da pia  e para encontrar aquela tampa daquela panela era  um martírio, sem contar o barulhaço. 
Estou numa fase aguda de organização e tentativa de deixar tudo  clean, então por uns tempos tudo que verão por aqui será um grande esforço para colocar cada coisa em seu lugar. Serão muitas caixas, depósitos e a consequente eliminação de coisas que não estão mais sendo úteis. Já desfiz a biblioteca, encaixotei tudo e vou doar para uma instituição. Só fiquei com os livros de arte, de Cora Coralina e Clarice Lispector. Era uma vasta coleção que ia desde Irmãos Karamazov até Zélia uma paixão.Este último eu juro que não sei como veio parar dentro da minha casa. 
Com certeza os livros terão mais utilidade para quem forem doados  pois por aqui já foram todos lidos e só estavam juntando poeira. 
Para a caixa organizadora de tampas usei uma caixa comum de papelão e tecidos de algodão para patchwork
A princípio eu pintei porque pretendia colar o tecido mas depois pensei bem e achei melhor deixar solto para facilitar a limpeza que no caso é a máquina de lavar roupa mesmo. 
Cortei um retangulo no tamanho do fundo e uma faixa na altura da lateral da caixa mais 10cm para dobrar por fora formando a beirada. Costurei o tecido estampado por baixo dessa beirada e coloquei elástico no fundo. 
Nesse esforço concentrado de desapego  irá também o conteúdo deste baú. Livros e revistas de artesanato, a maioria estrangeiras,  que a partir do próximo mês vou sortear aqui no blog. O que eu tinha que aprender com elas já aprendi então não tem mais sentido ficar guardando quando outras pessoas podem aproveitar. Estou só me organizando para saber como vou fazer. Algumas coisas vou digitalizar e colocar no arquivo do Pinterest. 

14 comentários:

Tricot como Terapia e Puro Prazer... disse...

Olá, amiga!
Organização é sempre bem-vinda, ñ é?
Em relação aos seus livros, eu gostaria de ficar c/ eles se vc os doasse p/ mim. São mtos? A minha preocupação é repetição de livros, pois tenho uma pequenina biblioteca em minha casa. Essa preocupação, no entanto, ñ é exatamente a repetição e sim o custo c/ os correios, entende?
Seria difícil vc me passar a relação dos livros?
Ai, estou sendo abusada,
né?!!!
Abraços
Cilene Macedo

Unknown disse...

Ficou muito bonita Joana, útil e charmosa!Tenha uma semana maravilhosa! bjs Nina

tania M disse...

Oi,vim fazer uma visitinha e adorei seu cantinho.Deixo o convite para que venha até meu blog e se gostar me siga tb,bjim Tania Mara

www.fuxikitosecia.blogspot.com

Tell disse...

Amo suas idéias Joana, vou esperar ansiosa, tanto pelas publicações como pelos sorteios.
Bjus

Vanessa Lovatel Basso disse...

OLÁ.QUNATA COISA LEGAL,AMEI ESSA CAIXA FORRADA,PENSAR QUE UMA SIMPLES CAIXA DE PAPELAO FICARIA LINDA ASSIM.GOSTEI DE COMPARTILHAR AS REVISTAS DE ARTESANATO,VOU FICAR ESPERANDO PARA VER.
QUERO TE CONVIDAR PARA PARTICIPAR DO SORTEIO DE ANIVERSÁRIO DO MEU BLOG,BJS

Tricot como Terapia e Puro Prazer... disse...

Olá, Joana!
Q pena ñ poder ficar c/ os livros, porém, por outro lado fico feliz por saber q eles terão um ótimo destino e serão úteis a um número bem maior de pessoas do q se ficassem comigo.
Mudando de assunto, é uma honra p mim, vc utilizar uma ideia minha. O vestido ficou mto bonito c/ a reciclagem, além de omitir a mancha q havia nele.
Bjs
Ah! Ñ tenho ideia da razão do link dar errado. Tenho q verificar isso... Obrigada pelo alerta.
Ótima semana p/ vc!
Cilene Macedo

Anônimo disse...

Olá querida!
ADOREI a idéia! Sua caixa ficou linda, dá até dó de usar, né?!
Só agora estou voltando ao mundo virtual, por isso não estive por aqui antes, mas quero te desejar um lindo ano! Muita luz, paz, amor, saúde e realizações!!!
Beijocas em seu coração, Cris

Daniela Machado disse...

Adorei a ideia. Afinal tbm tenho mt problemas com minhas tampas kkk
Tudo uma bagunça, é dificil.
Vou aderir ela la em casa. Obrigada por smp compartilhar.
Bjao

disse...

Adorei! Isso mesmo, o que não tem mais uso passar pra frente! Adorei sua caixa de tampas...

bjinhos

Gladys Perfeito disse...

Oi, Joana!
Estou precisando de organizar minha casa também, mas falta tempo e paciência.
Adorei a ideia de forrar a caixa de papelão com tecido, de modo que possa ser lavado. Ótima dica!
Beijos

Mara disse...

Gostei da sua ideia. Muitas vezes guardamos um monte de coisas e os anos passam e em nada as utilizamos. Acho importante desapegar.
Há alguns anos atrás, quando comprei o 1º scanner, foi uma reviravolta em minha vida. Sou bastante desapegada com papeis e eliminei muitas coisas. Hoje 90% do que tenho está digitalizado. Ficou bem mais fácil de encontrar as coisas quando preciso.
Bjs

Alessandra disse...

Te admiro, pois, qui faço limpeza doo roupas, sapatos, louças, panelas, quase tudo, mas não consigo me libertar dos livros.

Feliz 2013!!!

Andréia Klier disse...

Nossa, que bacana, menina!
Adorei a ideia da caixa para as tampas! Muito boa mesmo!

Adorei também saber que haverá sorteio em breve. rsrsrsr

bjs e lindo fim de semana!

Flordelis.artes disse...

Oi passando para conhecer o seu blog e estou amando tudo por aqui.
O seu blog é encantador.
Já sou seguidora.
Um grande beijo.

http://flordelis-artes.blogspot.com