segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tapete de trapilho trançado - Rag Rug


Andei a procura de modelos de tapetes para fazer com trapilhos feitos de camisetas e outras roupas de malha. Pura reciclagem. Como tenho muitas e muitas peças preciso variar nos modelos. São tantos que fico abismada, é criatividade muita dessas artesãs mundo a fora.
Gostei deste modelo trançado porque é muito rápido e fácil para fazer, e rende muito. Consiste unicamente em fazer uma trança e emendar. A variação fica por conta das cores dos tecidos que pode ser unica ou misturada.
Como experiência fiz este tapete que era para colocar o pratinho de agua e ração de Kiki, tipo assim um  sousplat para gato. Mas achei que ficou tão bonito que foi parar no lavabo. Perdeu Kiki.
Pelo que li nos blogs onde vi este modelo, a dificuldade maior é emendar a trança sem perder a forma, ou seja, virar um godê ou uma tijela.
Prevendo isso,  pois reconheço minhas limitações na máquina de costura, preguei a trança sobre um tecido :) .  Ficou retinho retinho. Depois de pronto preguei um antiderrapante porque depois dos cinquenta é proibido quebrar osso. 
A costura de emenda de uma trança na outra fiz com o zig zag maior da máquina e usei linha invisível. Nem aparece a costura.
Encontrei um pap bem explicadinho, inclusive ensina como emendar a malha sem precisar dar nó.
No blog CAPTAIN CRAFTY , o pap do  modelo da foto abaixo.

13 comentários:

Meadas Soltas disse...

Olá Joana,
É uma excelente ideia para aproveitar malhas velhas ... nunca experimentei, mas agora fiquei entusiasmada com a ideia ...
Bjs e boa semana
Teresa

Gladys Perfeito disse...

Oi, Joana!
Ótima ideia! Gostei muito do trançado, deu um efeito muito bonito. O antiderrapante também é uma ótima ideia. Só tem um problema.... vê se faz um para Kiki que ela merece, rsrsrs.
Beijos para você e solidariedade para Kiki.

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Obrigada pela visita eu fiquei muito Feliz....
Adorei as novidades que Lindas...
No ano passado eu tive um probleminha com o meu blog e acabei perdendo algumas postagens....O modelinho da bolsa é Lindo eu fiz a minha eu morava no Japão foi de uma revista japonesa que eu tenho ,vou ver se consigo scannear e te aviso....
Boa Semaninha
Bjs
Andrea Zanon

Gabriela... disse...

Adorei a ideia!
Tapetes era algo que gostava de fazer aqui para casa.
Gostei da conjugação de cores com branco... adorei mesmo.
Jinho

Unknown disse...

QUE LINDO!
As cores combinou!
Passa no meu cantinho tem um presentinho para você!
Tenha uma boa noite!
Bjs...
Laine

eliza disse...

OI MIGUXA,PASSEANDO NA NET ENCONTREI TEU BLOG.FOI PAIXÃO NA HORA,VOCÊ PINTA LINDAMENTE,AMEI TUDINHO!!!!
JÁ ESTOU TE SEGUINDO. ESTES TAPETES FICAM ÓTIMOS, MAS COMO VOCÊ DISSE O PESO......KKKKKK
BJUS E BOM FERIADO

Clemilde disse...

Fiquei feliz em saber que está melhor. O tapete ficou lindo.
E eu que tinha muita camiseta branca, cheguei comprar tinta, joguei fora estes dias vencidas há 2 anos e eu nada de fazer.
Dei uma olhada no PAP, está bem explicado
Beijos

Marlene Pires disse...

Oi Joana minha querida obrigada pelo carinho da visita. Amei esse tapetinho e Kiki é que ficou no prejuízo hein...rsrsrs
bjos e fique com Deus,
Marlene

miriam nakutis disse...

Joana, amei as corujinhas . Vou fazer.
Obrigada pela visita no meu novo blog. Fiz o maxi gorro rabixo com o fio Tonalitá da Ciste (amei esse fio)e agulha 6 ou 7 nao lembro. comecei pelo rabixo fazendo 8 pts meias (ele enrola sozinho. fui aumentando aos poucos. Na parte da cabeça fiz em ponto pipoca. Gostei muito também.
Grande beijo
Miriam Nakutis

disse...

Joana que trabalhão! Tem que ter paciência de Jó rss pra fazer essas tranças, cortar o tecido... ai minhas mãos hohoho Mas como valeu a pena!! ficou lindo de morrer! E bota mesmo antiderrapante que a gente não pode cair:))

bjinhos

Mara disse...

Realmente, a Kiki parece irmã do nosso Cid... Mas, ela não anda com tanta sorte quanto ele... nem o tapete ela conseguiu ganhar...rsrs Ficou lindo seu tapete, haja paciência pra cortar tirinhas e costurar, pra mim seria complicado... já pra você parece ser uma terapia. E se fizesse uma caminha de gato com os trapilhos, com enchimento e tudo, será que daria certo?
Bjs
Mara

Joanna Catharina disse...

Parece um pouco complicado de fazer, mas é desafiador!

Ficou show, como sempre!
Adorei o colorido!

Zanilda disse...

Adorei, tava louca pra aprender a fazer e graças à você agora não vou mais querer saber de outra coisa!!! Obrigada!!!