segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cachecol masculino de tricô

Fazer cachecol para homem é sempre complicado. Não dá para fazer qualquer cor, nem qualquer ponto. Eu acho que para o ponto há algumas restrições, mas em questão de cor, não sendo os tons roseos o mais fica bem, mesmo porque as cores das roupas são sempre sóbrias.
Apesar de na foto parecer que a lã tem um tom lilás, na verdade ela é bem escura, como podem ver pela foto do novelo. O problema é a fotógrafa. Não consegui fazer uma foto com a cor fiel, mas espero estar resolvendo isso em breve pois, depois do carnaval, começo a fazer um curso de fotografia. Como sempre, tudo neste país fica para depois do carnaval.
Mas voltando ás cores da peça, isso é um preconceito muito latino porque na Europa os homens usam cachecol de todas as cores, pelo menos na Itália e França. O importante lá é o nó. Um mais elaborado que o outro.
De qualquer maneira como nosotros somos latinos, e o destinatário do cachecol também, convém ficar dentro dos padrões aceitáveis em terras tupiniquins.
O ponto fantasia é divisível por cinco mais a quantidade de pontos para as bordas. 
Iniciei com 38 pontos. 
No início fiz 4 cordões de tricô (8 carreiras em meia avesso e direito) Fiz no início e no fim do cachecol. Ponto fantasia:
As bordas: 4 potos em meia avesso e direito no inicio e no final de cada carreira.
Ponto Fantasia:
Direito: * 3 pontos em tricô, 2 em meia tricotando o segundo depois o primeiro*
Avesso: toda em meia.

Usei um novelo de lã Wool-Ease e o preto é uma sobra de Safira da Pinguin, lã esta que gosto muito pois é macia para tecer. O problema é que eu sou sempre premiada com alguns nós no novelo e também em alguns pontos a lã engrossa, fica um morondongo, parecendo aqueles cupinzeiros dos cerrados de Goiás. No preto disfarça mas em cores claras é aquele velho problema de ter que fazer emendas. A gente faz o maior esforço para tecer duas cores sem emendar os fios e quando menos espera, pimba, um nó de graça :( 

13 comentários:

Bia Gonzales disse...

Concordo com você, não é tão facils fazer cachecol pra home viu, principalmente quando se fala de fazer a mão...Mas esse chachecol masculino esta perfeito!
As cores estão bem legais...Parabéns!
Beijos!

Susana Delvan disse...

Ficou lindo Joana! Mas confesso que cada vez que penso em fazer um cachecol para o marido desisto, nunca gosta do ponto e tem que ser sempre preto....
Bjs

Cláudia Vieira disse...

Muitos risos...verdade mesmo. Cor é coisa complicada por aqui. Preto me recuso a fazer pq a vista não consegue maiS. Achei o seu bem original e muito apropriado na escolha das cores. Eu tb tenho vontade de fazer um curso de fotografia. Nem sei que máquina é boa e o que fazer com ela (se tivesse, claro). Me conta depois como foi seu curso. Boa sorte! Beijo.

Nile e Richard disse...

Oi coração.
As galinhas estão um amoreco.
A manta masculina é linda.
bjtos.Nile.

amparo disse...

ola joana adorei as suas galinhas e se foi o seu primeiro trabalho entao parabens a dobrar... beijinho

arteseriscos disse...

Boa Tarde,

Antes de mais nada gostaria de agradecer pela sua visitinha e pelo seu comentário..
Esse cachecol masculino de tricô ficou lindo demais..
Obrigada por dividir os seus trabalhinhos..

www.arteseriscos.com

Alexandra Parizi disse...

ola amiga
adorei as cores ficou otimo, com certeza meu filho vai adorar que eu faça um para ele..
bjs

Pamela disse...

Olá adorei seu espaço... dicas muito boas! Visite meu espaço também se puder. blogger/artpam.

Beijos

Rosane disse...

O cachecol é lindo!! Mas não entendi a receita.
è possivel explicar com mais detalhes... avesso e direito são iguais? Não consigo o mesmo efeito.
Desculpe e obrigada...
bjs
Rosane

Joana disse...

Oi Rosane, você não deixou teu email para resposta nem link se tiver blog. Me informe que tento esclarecer a dúvida quanto ao ponto.
Bjs
Joana

echarpes e lenços disse...

Adorei a combinação de cores!
Muito bonito!

xx

Cynara disse...

Oi Joana, achei lindo esse cachecol. Adorei as cores. Não entendi muito bem a receita e gostaria de saber se você me detalhar melhor.
Por favor, também informe que agulha usou e qual tamanho deve ter um cachecol. Já li em vários lugares que a peça deve ter o mesmo tamanho da altura da pessoa.
Aguardo ansiosa pela resposta.
Um beijo e parabéns pelo lindo trabalho!
Cynara.
{cynara.santana@hotmail.com}

Unknown disse...

Olá Joana, td bem? Na busca por um cachecol masculino encontrei seu blog e adorei !! Estarei sempre por aqui de agora em diante!
Este cachecol é bem diferente dos que estão por aí. Mas a receita me deixou na duvida...Vc pode detalhá-la melhor? Como faço p/ ter as listras iguais as q vc fez?
Abr e obrigada,
Agnes!
(agnesvieira2@gmail.com)