domingo, 11 de julho de 2010

Flor ou fruta?

Alguém sabe me dizer que planta é esta?
Apareceu no meio do meu pomar no sítio. O Francisco disse que fui eu que levei a muda mas eu não lembro. Também nunca vi, mas do jeito que eu sou que não posso ver uma moita verde que já fico de olho na mudinha, provavelmente fui eu mesma que comprei em algum lugar.
Por favor, alguém que conheça me informe o nome e para o que serve.
Caso seja alguma espécie de cultivo proibido me avise urgente e não precisa dizer para que serve.
Eu de minha parte também não conto quem identificou.


















É um arbusto com mais ou menos metro e meio de altura, tem uns 8 meses que foi plantado. É bastante ramificado e nas extremidades dos ramos tem esse fruto vermelho maravilha com as pontas vinho intenso.
Dentro desse capucho tem um fruto de casca dura e no interior desse fruto tem umas sementes.
O fruto mais seco tem essas sementes na cor marrom por fora e branco por dentro e a carapaça das sementes quando seca é bem dura, tem que ser quebrada.

A Jovanice me deu o nome científico da planta
hibiscus sabdariffa
e um site onde obtive mais informações.
Trata-se de uma planta com várias propriedades medicinais, uma das quais achei muito importante. É um ótimo chá emagrecedor.
Para quem quizer obter mais informações a respeito:
No Maranhão é conhecida como Vinagreira e utilizada na cozinha regional para fazer o famoso arroz de cuxá.
Quem quizer sementes é só me escrever, tenho muitas.
Acho que fica ótima para cultivar em vasos ou no jardim pois é uma planta muito bonita.
Uma receita de quentão de hibiscus também informada pela Jovanice.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1265330-7823-HIBISCO+E+A+PEQUENA+FLOR+USADA+NO+PREPARO+DO+QUENTAO+NO+PARANA,00.html

Simpatia com chá de hibiscus da Martha http://bolsasmartha.blogspot.com/ para seduzir o homem amado.

"O hibisco possui o poder de induzir o desejo e levar o parceiro ao apaixonamento. Para tanto, colha nove hibiscos vermelhos na primeira noite de lua crescente e com elas faça um chá forte. Deixe que ele amorne e, após o banho habitual, banhe-se com este chá. É certo que você seduzirá o amado."

Licor
Recebi esta receita mas o remetente não deixou nome nem endereço, mas aqui vai para quem quizer testar:
vinagreira,em minas conhecemos como quiabinho,desde moça me lembro do licor de quiabinho é ótimo:
vc ferve escorre o liquido em outra panela, adoça, coloca cravos e cachaça, deixa ferver um pouco, retira os cravos e guarda o licor em vidros, duram meses na geladeira.
Toda festa de são João tinha esse licor.

21 comentários:

Anônimo disse...

Eu sei que japones usa em conserva, não recordo o nome,vou procurar me informar,depois te falo ok, abraços...Maria/SP

Jovanice disse...

Oi amiga eu nao sei agora o nome dessa ,plantinha mais se for a mesma ja ate comi qdo criança mais vou deixa o nome cientifico dela e vc pode fazer uma pesquisa qq coisa vc pode mandar a foto para o pessoal do globo rual eles adoram responder e tambem sabera exatamente qual delas é porque existem varias.o mone é Hibiscus sabdariffa aquela parte que vc tira parecendo uma petulas é assedinha se for da mesma que ja comi mais antes de qq coisa vc pesquise .bjos espero ter ajudado tambem sou fa de plantar e tenho de tudo um pouco no meu quintal.tem um link legal sobre elas

http://www.msaqua.com/cgi-bin/garden_catalog/cat.cgi?search_op=and&keyword_op=and&language=e&number=5&v1=med&user=tt&sale=1&first=296

Mônica Schmidt disse...

Sim..
Hibiscu
já tomei chá..
ajuda na eliminação de gorduras..
ótimo pra quem quer perder uns quilinhos indesejáveis!
Q bom vc tê-la por perto..além de ajudar em inúmeras outras coisas!
Beijinhos
Com carinho Mô =)

Norminha disse...

Olá Joana!

Menina... já ia dizendo que achei parecida com esta tal de "Vinagreira" que conheci no Maranhão; mas achei a
foto muito bem tirada, mostrando esta bonita tonalidade, que me deixou com dúvidas... ela tem um sabor bem ácido! Mas, tem uma boa postura e fica bem na Foto! rs...
É ... estamos pensando em dar outra "fugidona", agora para alguns Estados Americanos..., México... e finalizando em Cuba, antes que "Fidel" se vá!!! rs...
Vou ter que tomar muito chá desta plantinha, pois o regime de engorda só de pensar ... ave! kkk

Abração,

Norminha

Anônimo disse...

OI AMIGA!Achei bonita esta planta nunca tinha visto tenho um pedacinho de chão voce pode arrumar as sementes p/ mim , além de que da p/ perder uns quilinhos ...nadirsbonifacio@hotmail.com - diz como faço p/ vc me enviar aguardo, muito obrigada!

Maria Lúcia disse...

Oi
Sei flor é bonita.
É pra perder emagrecer
estou tomando KKkkkk
Beijos...
Lúcia.

Martha Rocha disse...

Oi, Joana! Já recebi as "fazedoras" de pom pom e já comprei as lãs para fazer um tapete, só que retangular (1,00 x 1,50 m). Eu quero as sementes. Adooooooro arroz de cuxá! Mas aqui em Salvador é difícil encontrar esse tipo de hibisco in natura. Vou lhe passar meu endereço por e-mail prá você mandar uma cartinha com as sementes. Pode ser? Bjs!

Teresinha disse...

Olá Joana
Navegando pela net cheguei aqui e vi os teus lindos trabalhos. Parabéns!
Quanto a essa frutinha, além de bonita deve fazer bem: duas qualidades importantes.
Como eu sou gordinha... fiquei com os olhos nela!!! Será que o meu pneu diminuiria? Será que dá para me enviares umas sementinhas para Coimbra - Portugal?
No meu blog tenho physalis, a que chamamos capuchos nos Açores. Se não conheceres e quiseres, poderei enviar-te umas sementinhas para aí.
Posso pagar os gastos de envio ou enviar-te uma prendinha, como quiseres.
Adorava obter uma resposta tua.
Espreita o meu blog.
Um abraço
Teresinha

Elba Pessanha disse...

Oi, Joana...
Obrigada pelos eleogios ao meu cachecolar de ontem. A flor não é de tricot. É aquela famosa rosa que todo mundo conhece. :)
Quanto às sementes, eu quero!!!
Eu também sou como você, não posso ver uma coisinha verde que quero logo plantar.
Beijinhos! :-)

Wal disse...

Oi menina, amei a beleza dessa planta. As amigas que me perdoem, mas como eu não preciso perder nada(senão sumoooo) achei belíssima para embelezar a varanda, mesmo!
Um abraço e bom fim de semana.Wal

Unknown disse...

Oi...nunca soube ao certo o nome dessa planta . mas, ela era muito consumida em casa.Minha mae fazia um tipo de conserva com ela,nos a chamavamos de ume...cheguei a ficar com agua na boca ao ver as fotos.Minha mae fazia a conserva todos os anos, depois deixava em potes de vidro bem tampados...dura por muito tempo...abracos Mitiko/ japao

Anônimo disse...

Amiga! já chegou a minha sementinha agora a tarde amanhã cedo vou plantar em uma floreira já estou pensando em levar a semente e a foto que imprimi que por sinal é muito bela na USP BOTÂNICA depois te falo ,DEUS TE ABENÇÕE...Amiga se precisar de alguma coisa aqui de SAMPA estou as ordens...bjs fique c/DEUS .Nadir

Elba Pessanha disse...

Querida Joana,
MUITO OBRIGADA pelas sementes.
Recebi direitinho. Tomara que as sementes peguem direitinho.
De qualquer forma, você foi muitíssimo gentil em envia-las.
Muito obrigada! :-)
Beijinhos e uma abençoada semana.

Ðú® disse...

Geleia de vinagreira
1 litro de pétalas de vinagreira
600 g de açúcar
2 litros de água
1 litro de pectina
Separe as pétalas da semente e coloque em uma panela com água para cozinhar bem. Depois coe em pano limpo. E separe o suco, que deverá render 1 litro. Coloque em outra panela o suco, a pectina e o açúcar. Deixe no fogo até dar o ponto de geleia, que será percebido quando, ao levantar a colher, a mistura já consistente começar a cair em blocos.
É necessário ir retirando a espuma que se formar, para não sujar a geleia.
Retire do fogo ainda bem quente e coloque em vidros esterilizados.
*A pectina é uma substância solúvel encontrada em frutas cítricas. Deve ser retirada da entrecasca da laranja (parte branca que cobre a polpa). Depois de fervê-la por três vezes, no mínimo, para retirar o sabor amargo, bata no liquidificador com pouca água. Assim é obtida a pectina que você vai utilizar.

Atelier Girassol! disse...

Ola Joana vim te dar uma noticia legal sobre o Hobisco saiu unma materia no globo rural falando sobre ele.como vc tem sitio seria legal vc da uma olhada.Vou posta o link no aqui pra vc ver .

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1265330-7823-HIBISCO+E+A+PEQUENA+FLOR+USADA+NO+PREPARO+DO+QUENTAO+NO+PARANA,00.html
Bjos Jô.

Anônimo disse...

aqui em Niteroi,chama-se caruru azedo ,e serve para irupção na pele como equizema.

RITA TREZZE

Anônimo disse...

aqui em Niteroi,chama-se caruru azedo ,e serve para irupção na pele como equizema.

RITA TREZZE

Anônimo disse...

Olá amiga como fazer pra que você me mande as sementes de vinagreira pois sou do Maranhão e moro em Curitiba e adoro esta plantinha.

Anônimo disse...

vinagreira,em minas conhecemos como quiabinho,desde cça me lembro do licor de quiabinho é ótimo,vc ferver escorre o liquido em outra panela adoce coloque cravos e cachaça, deixe ferver um pouco retire os cravos e guarde o licor em vidros, duram meses na geladeira,toda festa de são jaõ tinha esse licor.

Maria Cristina Billi disse...

Será que ainda estou a tempo de conseguir uma mudinha dessa sua planta?Mesmo que vc me enviar um galhinho com uma florzinha já serve.Ela é um arbusto e pega de galho.Sabe,quando morei em Teixeira de Freitas na Bahia,há vinte anos atrás,a arquidiocese de lá descobriu entre outras coisas(como descobriu a multi-mistura também),que essa planta,chama-se vinagreira,e o chá dela três vezes ao dia,simplesmente cura o diabetes.Não é fantasia não,pois eu estava lá e li a literatura cinetífica que eles editaram em off,é claro,e chegaram à conclusão que o chá dessa planta cura o diabetes,é lógico que com uma alimentação balanceada;não é tomar o chá,e saír por aí detonando a sorveteria do vizinho.Procuro por essa muda há anos,inclusive,porquê existe uma outra hibisco-vinagreira,ela chega a florescer inteiramente, mas não é a mesma planta.Podem te contar muita coisa ao contrártio,mas eu li a literatura científica.E é lógico que existe uma contra corrente de tudo que é nosso e que produz efeitos curativos,mesmo porque eu também vi os interesses dos grandes laboratórios,negarem o fato.Se você fizesse a gentileza de me arrumar uma mudinha,eu não saberei como te agradecer.Obrigada.Cristina.

Joana disse...

Oi Cristina, você não deixou teu endereço de email para eu responder. Me escreva para o endereço - agulhasepinceis@hotmail.com -
porque quando deixa comentario teu endereço não fica identificado.
Te aguardo.
Joana