terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Pantufa botinha de crochê

Fiz esta pantufa toda fechada até o tornozelo com um frufru no acabamento. Como fiz para colar numa sola de borracha, fiz a sola de crochê em ponto meio alto acompanhando o formato da sola. Infelizmente dei uma matutage e apaguei a foto, mas para quem quizer fazer sem a sola de borracha, basta desenhar o pé numa folha de papel, recortar e fazer a sola acompanhando o formato desenhado. Esta foto ainda está sem a sola colada e como podem ver ela pode ficar assim. Eu só optei pela sola de borracha porque acho que conserva mais e suja menos, além de facilitar para andar porque adere melhor, não precisa ficar patinando dentro de casa. Fiz um pap da confecção desta, mas por ser um pé tamanho 40 é bem específico para um tamanho grande. Para quem quizer para um pé menor, pode seguir a receita do blog Eu e o mundo em que vivo.
Levantei 6 carreiras ao redor da sola pegando um por cima e outro por baixo. Na sétima carreira peguei os 3 pontos tecidos por cima todos juntos, conforme mostra a foto. Para um tamanho menor diminuir o número de carreiras.
Continuei tecendo assim até achar que a altura estava boa.
Devido ao tamanho do pé, fechei algumas carreiras com uma agulha de costura com pontos invisíveis e depois teci mais 4 carreiras diminuindo da mesma maneira para chegar proxima ao tornozelo. Para um tamanho menor pode continuar tecendo diminuindo em todas até chegar à altura do tornozelo sem precisar dessa costura. Diminui também alguns pontos no meio da parte de trás para tomar a forma do calcanhar.
Para formar a primeira carreira do acabamento, fiz 4 pontos altos em cada ponto de base da carreira anterior. A linha utilizada para este acabamento foi a Eureka, é uma linha fina, se optar por uma linha grossa pode fazer 3 pontos altos. Tambem usei outra linha porque 1 novelo da linha utilizada para a pantufa, Cisne Bebe, não seria suficiente para concluir o trabalho, então utilizei outra que já tinha. Para um tamanho menor 1 novelo da Cisne Bebe é suficiente.
Sobre a carreira de pontos altos do frufru, um carreira de ponto baixo na cor da pantufa.
Para a segunda carreira do frufru levantei uma carreira pegando na ultima carreira da pantufa por dentro, 1 ponto alto, uma corrente até fechar a volta toda. Depois 4 pontos altos no ponto alto dessa carreira, mais 4 pontos altos no espaço, como na foto.
Da mesma forma a terceira carreira de frufru, 1 pa mais 1 corrente, para formar a base em toda a volta por dentro, e completando a ultima carreira da mesma maneira, 4 pa no ponto alto de base, mais 4 pa no espaço.
Ao redor da sola fiz uma carreira de ponto caranguejo com 2 fios.
Se alguem tentar fazer e tiver alguma dificuldade pode pedir que eu tento explicar melhor. As vezes eu invento depois não dou conta da explicação.

21 comentários:

Eunice Martins disse...

OLA AMIGA FICARAM LINDAS OBRIGADA PELAS EXPLICAÇÕES,BEIJOS.

Clemilde disse...

OI Joana!
Pois é tomei a liberdade de postar o caju, é que eu adorei. Assim quem sabe um dia eu faça.

Adorei a pantufa. pensei em fazer para minha sogra, mas acho que pra ela (que é bem velhinha) teria que colocar uma sola para ela não escorregar.

Beijos.

Edivana Croche disse...

Amei a pantufa, obrigada por nos ensinar.

Beijos

Edivana.

trichegege disse...

Gostei da releitura que vc fez e o passo a passo vai ajudar quem não entendeu a minha explicação é muito bom ver que as idéias vão tomando outras formas e vão ganhando novas nuances ficou muito bonitinho o barradinho em volta.

Artesanato Nely disse...

Olá Joana: Que maravilha de Pantufa!.Estou encantada. Seu blog é todo muito lindo.Como sou apaixonada por pantufas , vou ver se consigo fazer uma.....Você permite que eu coloque no meu blog? (Dando os devidos créditos, é claro.)Beijo,

Dina disse...

Obrigada pela visita, e desculpa o sumiço, estava com problemas para postar comentários, não conseguia, agora parece que esta dando certo novamente.

Essas pantufas estão um show, lindas...adorei a cor...

beijos
Dina

Riete disse...

Incrivel..voltei no tempo vendo esses sapatinhos, pois tenho alguns que minha vó fazia pra mim e meus primos..que saudades que deu...

Carla disse...

Joana,

Adorei as pantufas, obrigada por nos ensinar. Beijos e uma linda semana,

Carla

Coisinhas da Dulce disse...

Lindas, como sempre e com um toque muito especial, adorei o fru-fru...eheheh.

Parabens

Dulce

Martha Rocha disse...

Menina!!!! Que coisas lindas você faz! Amei as pantufas, amei a manta, os cachecóis (embora aqui em Salvador se use muito pouco rs.), amei tudo!!!!
Seguinte: Eu fiz com uma toalha com 70 cm de largura. Aí cortei um quadrado de 72cm X 72 cm (prá colocar 2 cm prá dentro quando passei a máquina. Marquei o centro do quadrado e da toalha e prendi com alfinetes. Costurei os lados, deixando um espaço prá passar o cadarço (que é o que vai dar a idéia da bolsa, depois de amarrado). Depois marquei o lugar das alças (com +/- 50 cm cada) e costurei. Pronto! Tudo isso demora cerca de 1 hora prá fazer. O que demora mais é escolher o tecido que vai combinar com a toalha (rs.rs.) Já tenho duas aqui por fazer (prá a filha e prá a sobrinha). Quando fizer, vou fotografar o PAP e postar.
Bjs! e obrigada pela visita.

Sônia Maria disse...

Olá, amiga!
Sua pantuifa está linda!
Bjs
Sônia Maria

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Ficou linda!
Bem quentinha de certeza... e o frufru... adorável!
Bjs e continuação de boa semana

Neusa disse...

Olá amiga!!! Recebi meu primeiro mimo, da querida amiga Sandra – do Blog “vasroartes.blogspot.com”, e tenho a incumbência de repassar para 10 Blogs criativos. Daí, me lembrei de você, que arrasa no quesito criatividade.
Eu sei que você já é super premiada, mas eu a escolhi humildemente e carinhosamente.
Meu Blog é recente, sou iniciante como blogueira, mas faço “arte” à muito tempo e acredito que vou longe, pois sou muito persistente. Quero crescer muito como você, que é um sucesso...um verdadeiro espelho para nós, inicintes.
Então é isso amiga, passe pelo meu blog: http://mosaicodeartes.blogspot.com/ e receba o seu Mimo.
Muito boa sorte, mais sucesso e um beijo enorme.
Fique com Deus!

P.S:
Desculpe postar aqui, mas não encontrei um local apropriado p/ isso

Adicrochê disse...

Olá Joana, ficou uma graça sua pantufa adorei, com suas explicações fica mais facil fazer uma. obrigada.

Beijos e fique com Deus

Cor de Mel disse...

Olá Joana,
Estão lindas e com um ar super fofo e quentinho!!
Beijinhos,
Lia.

Nilda Biagio disse...

Olá Joana
Adorei essa botinha!!Obrigada pelo PAP!!!
Ainda estou em Londrina e devo ficar mais alguns dias...será que ainda encontro vc em Curitiba?
Bj
Nilda

harosa disse...

iyi geceler canım çok güzel olmuş bu patikler ellerine sağlık öptüm

nela disse...

Ola Joana!
Adorei essas pantufas ,e o pap veio mesmo a calhar, obrigada por partilhar.
Acho que sem sola tambem da umas pantufas para dormir,para aqueles dias bem frios em que nao se consegue dormir sem umas meias quentinhas,rsrs.
Gosto muito do seu cantinho.
Obrigada pela visita e comentario,um bj e bom fds.

Nela

isabel tiago disse...

Gostei muito deste modelo e da apresentação de como é crochetado.

Iara J.P. disse...

Oi Joana.
Querida não foi eu quem pediu a receita da pantufa, porém valeu a pena tu me encontrar, estou adorando teu blog.
Te confesso que não sei fazer trico, além do pontinho básico, mas vou tentar com tuas, orientações fazer esta pantufa, que minha filha vai adorar.
Grande abraço.
Iara - POA/RS

Vitória disse...

Graça e Paz
amei vc pode me mandar receitas de sapatilha,pantufa e sapato de dormir pois amo so não tem receitas nem grafico
muiot obrigada
suthavi@ig.com.br