sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Plantas que protegem outras plantas




ALAMANDAA calda de folhas de alamanda combate pulgões
Receita: Ferva 4 folhas da planta em 1 litro de água por 10 minutos. Deixe esfriar e pulverize a planta infestada. Utilize luvas ao manusear as folhas, pois a Alamanda possui alta toxidade que pode causar distúrbios gastro intestinais.
TAGETE E ARRUDA
Chá de Arruda (um galhinho pequeno) e umas tres folhas de Tagete fazem um chá maravilhoso para repelir as formigas.
Sugestão da Profª Raquel do blog http://tudocomcapricho.blogspot.com/.
CAMOMILAA infusão de camomila controla várias doenças, estimula o desenvolvimento de plantas jovens e revitaliza as fracas.
Receita: Coloque as flores em um recipiente de vidro e despeje água fervente. Tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe, espere esfriar e pulveriza as plantas.

HORTELÃO chá de hortelã repele insetos, principalmente cochonilhas e pulgões.Receita: Coloque a erva em água fria e ponha para ferver. Tampe e deixe descansar por 3 minutos. Coe e aplique depois de frio

PIMENTA
Macerado de pimenta repele todos os insetos, principalmente cochonilhas e pulgões.
Receita: Soque a pimenta em uma vasilha. Cubra com água e deixe descansar de um dia para outro. Mexa bem e filtre em pano fino.
TOMATEIRO
Chá de folha e caule de tomateiros tem ação inseticida e eliminam, inclusive, pulgões.
Receita: Ferva um punhado de folhas e pedacinhos de caule em 1 litro de água. Aplique depois de frio.

FUMOA calda do fumo de corda ataca cochonilhas, pulgões, larvas e ácaros.
Receita: Pique 5 cm de fumo de corda e coloque de molho em água com uma tampinha de álcool por 24 horas. Coe e dilua em água na proporção de 1;3.

11 comentários:

Fernanda bordando,pintando e aprendendo disse...

Oi Joana....passei pra desejar um ótimo final de semana...gostei de saber essas curiosidades sobre plantas.... esses dias tive que pesquisar sobre as hortências...em frente a minha casa tem muitos pés,e o meu filho sempre brincando com elas....até que a vizinha disse que elas são venenosas.... eu não acreditei muito,mas indo a fundo,elas são mesmo...pode até matar uma criança no caso de ingestão....sempre vale a pena saber.... beijos....

olivia disse...

Adoro estas receitinhas!
E vem a calhar...as minhas roseiras estão a precisar de um tratamento! Vou concerteza usar estas dicas!
Bgdo

tiane disse...

Oi Joana!
Eu sempre morei em casa e sofria com ataque dessas pragas nas plantas. Só conhecia a calda de fumo e não sabia que existiam tantas opções.
Que legais essas dicas!
Agora moro em apartamento e o problema é outro.
A praga é o cigarro do meu visinho.
Só com a fumaça que vem pra cá, a minha peperônia quase morreu. Ficou tão obvio que era o cigarro que mudei ela de lugar, para onde não vai o cheiro e ela começou a rebrotar.
Agora a filha dele está naquela idade de pular da janela e colocaram uma grade na sala, onde ele costumava ficar sentado fumando.
Adorei!
Só assim ele vai fumar na janela da cozinha e o cheiro não vem pra cá. Estou até pensando em trazer a planta de volta para a sala.
Se cheiro de cigarro faz mal para as plantas, imagine para as crianças!
Obrigada pelas dicas!
Um ótimo final de semana.
Tiane.

Cor de Mel disse...

Olá Joana,
Em primeiro lugar, desejo-te, a ti e família, um Feliz 2009, recheado de saúde, harmonia e muita Paz e Amor.
Andei a ver as novidades que havia "perdido" e só posso dizer que os teus trabalhos e fotos, continuam como sempre, ou seja, espectaculares!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

CLAUDIA LIMA disse...

Gostei da postagem. Que legal plantas cuidando de plantas... Muito interessante. Beijos, Clau.

Ana Rodrigues disse...

Olá!
Que boas informações! Como ñ sabemos aproveitar as potencialidades delas...
Quanto à cera: comprei numa loja de produtos p/ artes manuais e explicara-me como fazer. Usei o pincel e fiz um lado de cada vez (o pincel depois só serve p/ a cera)coloca-se a cera como fosse tinta e depois c/ um pano velho (depois vai p/ o lixo) limpa-se bem, e fica a ver-se só os veios da madeira. Como utilizei a decoupage e a cola fica c/ brilho, envernizei p/ ficar uniforme, se for só a cera ñ precisa. Usei a marca Titan (espanhola) na cor Roble mas gosto mais da cor Nogal. Ñ sei se tb servem as ceras à venda nos Supermercados. Depnde do tipo das madeiras o efeito, pois fiz numa caixa de chá e o efeito foi diferente c/ a mesma cor. Fiz por dentro e por fora. Utiliza sempre luvas, fiquei c/ os dedos numa desgraça hehehe, e vários panos p/ limpar.
Espero ter respondido á questão... senão questiona o que quiseres...
Bjs e bom trabalho, espero vê-lo em breve

MARIA DEL CARMEN disse...

Gracias por enseñarnos esos remedios naturales para plantas.
Buen Año amiga!!
Besos!!!

eme disse...

Amei sua visita no nosso blog. Vim retribuir a visitinha achei essas dicas legais amo plantas. Parabéns pela manta de sua filha fico orgulhosa tb com os trabalhos manuais que as minhas executam sou corujaaaaaaaaaaaaa. Bjus

Faniquito disse...

Oii minha querida !!!

Voltei... e fiquei muito contente com seu carinho... isso é que é uma boa acolhida...faz tão bem,né.:)

Parabéns a sua menina que pelo jeito vai arrasar no croche...se essa manta é a primeira arte...imagine o que está por vir.Arrasouuuu !!!

Eu amo flores... e gostei muito desse post.Ampliar conhecimentos é tudo de bom.:)

Tb desejo um feliz ano e pleno de realizações em todos os sentidos

Beijinhos

Ana

Aparecida disse...

ADOREI A RECEITA DO FUMO PARA AS PLANTAS BJS

joana disse...

OBRIGADA PELAS DICAS . ME SERÃO MUITO UTEIS. USAREI EM MEU PEQUENO JARDIM . E LOGUINHO ESTAREI FOTOGRAFANDO E COLOCANDO EM MEU BLOG. E SUA AJUDA COM CERTEZA SERA DE GRANDE VALIA.