quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pantufas - Babouches crochet

Mais uma pantufa quentinha.

Após tecer a sola aqui pelo gráfico aqui marcar 48 pontos para a frente da pantufa e 52 para a parte de trás
Iniciar da metade para trás tecendo em toda a volta da sola 100 pa pegando um por cima aqui e outro por baixo aqui até completar 7 carreiras, ficando assim. Colocar os marcadores da divisão da parte da frente (48 pontos) e da parte de trás (52 pontos) nessa carreira, para facilitar os passos seguintes.
Na oitava carreira tecer os 52 pontos correspondentes a parte de trás da pantufa e os próximos 48 tecer pegando somente os pontos de cima da pantufa, de modo que reduza para 24 o número de pontos entre as marcas da parte da frente aqui. Fechar a carreira com um pbx e voltar tecendo pelo avesso esses mesmos 24 pontos até a marca. Retornar pelo direito pegando 2 pontos de cada vez de maneira a formar a frente do sapato com 12 pontos.
Finalizar com uma carreira de pb e uma carreira de ponto caranguejo.
Enfeitar com joaninhas ou se preferir com uma flor de crochê.

CACHECOL ESPIRAL DE CROCHE - FOULARD CROCHET - SCIARPA - SCARFF


Fazer correntinhas até o tamanho desejado para o cachecol.



1a carreira: 1 pa em cada correntinha de base
2a carreira: *1 pa 1 corr. 1 pa 1 corr.no primeiro ponto, 1 pa 1 corr.no ponto seguinte*. Repetir de * a * até o final da carreira.
3a carreira: 1 pa 2 corr.em cada um dos pontos seguintes até o final da carreira.
4a carreira: 3 corr.1 pb em cada espaço entre os pa da carreira anterior. Arrematar no final da carreira

Cinto Cachecol



A gente vai tecendo, tecendo, e sempre sobram restos de linhas que vamos formando rolinhos e guardando, sempre pensando no que fazer com elas.
Encontrei esta idéia, achei ótima e repasso aqui, juntamente com minha versão.

CACHECOL ESPIRAL DE TRICÔ - FOULARD SPIRALE TRICOT - SCIARPA TRICO - BUFANDA - SCARFF


Muito fácil e rápido de fazer este cachecol pode ser utilizado em diversas ocasiões dependendo da linha utilizada para confecção. Este foi confeccionado com agulha numero 4 e uma lâ compatível da seguinte maneira:
Iniciar com 300 pontos na agulha, tecer 9 carreiras em cordões de tricô. Na décima carreira tecer do início ao final pegando de dois em dois pontos, restando 150 pontos na agulha. Tecer mais uma carreira em tricô e rematar.



Ao tirar da agulha dar uma enrolada e tecer uma carreira de bico de croche com uma lã felpuda.

domingo, 25 de maio de 2008

Tagete

(22/05/2008 Sítio Maranguape CE.)
Nome Popular: Tagete ou Cravo de defunto
Nome científico: Tagetes Patula
Origem: México

Em regiões sub tropicais é uma planta anual e de caule baixo, 20 a 30 cm de altura, cultivada principalmente na primavera e no verão. Nas regiões tropicais atinge facilmente 1 m de altura e multiplica-se por sementes em qualquer época do ano. Sua folhagem apresenta cheiro característico e suas flores podem ser simples ou dobradas, em cores que vão do amarelo claro até o laranja intenso.


Cultivada sempre a pleno sol forma maciços compactos. Nas regiões sub tropicais onde a planta se apresenta rasteira, pode ser utilizada em bordaduras de canteiros. Nas regiões onde atinge maior estatura pode compor jardim onde dá um intenso colorido de belo efeito. A planta também é muito usada em canteiros de hortas orgânicas pois seu cheiro espanta formigas e pulgões. Pode ser usada também na pulverizização, macerando as folhas e flores na água, deixando em repouso por uma noite e utilizar pulverizando as plantas.

sábado, 24 de maio de 2008

Sapato de lã para adulto - Pantoufles - Zapatillas


Para aquecer os pés no frio que está chegando no sul. Esta sapatilha é muito fácil de fazer e fica linda. Parece um mocassim. Acompanhe o gráfico e varie nas cores.
Gráficos aqui e aqui.

CHAPÉU DE CROCHE - SOMBRERO - CHAPEAUX DE CROCHET - CROCHET HAT


Super fácil super fashion1 novelo linha Anne pop cor 8001
Iniciar com 4 corr. fechar o circulo com 1pbx e fazer dentro dele 8 pb.Fechar com um pbx.
Continuar por 10 carreiras em pb formando um circulo plano terminando a décima carreira com 80pb.



Continuar por mais 18 carreiras em pb sem aumentar.
na 29a carreira distribuir 20 pontos de aumento, ficando com 100 pb., tecer por mais 8 carr. sem aumentar. Finalizar com uma carreira de ponto caranguejo.

Gráfico aqui.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

CACHECOL DE TRICÔ MASCULINO - FOULARD TRICOT MASCULIN - SCIARPA MASCHILE TRICO


1a carr. *1m, 1t.* repetir até o final da carreira
2a carr. *1m.,1t.* repetir até final da carreira sempre acompanhando o ponto da carreira anterior
3a carr. *1t.,1m.* repetir até o final da carreira
4a carr. *1t.,1m.* repetir até final da carreira acompanhando o ponto da carreira anterior
5a carr. repetir a partir da primeira

Amostra do Ponto



Gráfico aqui.

TOALHA DE MESA PONTO CRUZ DUPLO - SERVIETTE POINT CROIX - COPRITAVOLO PUNTO CROCE

Linda toalha bordada em ponto cruz em tecido xadrez.

O desenho simples quando repetido forma um conjunto majestoso, principalmente pela qualidade do bordado.

Gráfico aqui.

terça-feira, 20 de maio de 2008

JOANINHA SIMPLES - CROCHET LADY BUG




Com a linha vermelha inicie fazendo 6 correntinhas. Volte fazendo 3 pb na segunda correntinha. Continue mais 1 pb em cada uma das 3 correntes seguintes. Fça 5 pb na ultima correntinha e volte pelo outro lado fazendo 1 pb em cada uma das 3 correntinhas seguintes mais 2 pb na primeira correntinha onde fez os 3 pb do início. Feche com um pbx.
Continue por mais 2 voltas aumentando 4 pb nas extremidades. Na terceira e ultima volta não faça aumentos, de modo que fique uma conchinha, assim.
Com a linha preta faça uma carreira de pb aproveitando para fazer as patinhas com 3 correntinhas, e a cabeça na extremidade fazendo 4 pa no mesmo pb e fechando com um pbx no pb seguinte. Borde as pintinhas ou se preferir faça com o cabo do pincel com tinta preta para tecido.



Barrado de Croche / Crochet Edging


Gráfico aqui.

domingo, 18 de maio de 2008

Orquidea Bambu


ORQUÍDEA BAMBU

Nome Popular: Orquídea-bambu
Nome Científico: Arundina bambusifolia
Família: Orchidacea
Origem: Burma
Ciclo de Vida: Perene

Orquídea terrestre bastante rústica, possui caule parecido com um bambu e cresce até uma altura de 2 m. As folhas são finas, estreitas e compridas. As flores se formam no verão e apresentam uma tonalidade lilás rosada com o labelo púrpura. A orquídea-bambu pode ser utilizada em vasos ou jardineiras.
O cultivo pode ser à meia-sombra ou a sol pleno, em solo rico em matéria orgânica.
Em vaso, a mistura recomendada é de 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico. Regas regulares sem encharcar o solo, devendo ser irrigada cada vez que secar na superfície. Floresce mais intensamente em regiões de clima tropical e equatorial. Não tolera geadas. A multiplicação pode ser feita pela divisão das touceiras ou por estacas obtidas das brotações laterais das hastes.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Toalha de banho bordada Ponto Cruz / Toallas de baño punto de cruz / Asciugamano bagno ricamo punto croce / Embroidery towles cross stich





Toalha bordada com desenho primário de ponto de cruz. Fácil de fazer, ideal para principiantes nesse bordado. O motivo pode ser aplicado em diversas peças.









Graficos Peixinho aqui.

Como iniciar tricô


Com a agulha na mão direita iniciar fazendo uma laçada com nó conforme figuras 1a e 1b. Passar a agulha para a mão esquerda.


Fazer uma nova laçada de modo que fiquem 2 pontos na agulha.
Introduzir a agulha da mão direita entre essas duas laçadas, enroscar na linha e puxar, conforme figuras acima.

Este ponto que se forma na agulha da mão direita você introduz na agulha da mão esquerda e repete a operação até atingir o número de pontos que desejar para seu trabalho.
Outra opção :


Uma segunda opção é colocar a agulha dentro do ponto anteriormente formado. Os demais passos são idênticos ao anterior.

Como fazer emenda de tricô na vertical em ponto de tricô

Pano de Prato- Ponto Cruz / Panni Di Piatto / Toiles de plat / Kitchen Towles / Point Cruz / Punto de Cruz / Cross Stitch



Bordado em Ponto de Cruz, pode ser usado para enxoval de cozinha, banheiro e lavabo. O desenho é simples e de grande efeito visual.






Grafico Aqui.

Como fazer emenda de tricô na vertical em ponto meia


Como rematar tricô em ponto tricô

Como fazer emenda de tricô na horizontal ponto meia


Como rematar tricô em ponto tricô


Como rematar tricô em ponto meia

Como fazer trança de tricô


Para fazer uma trança simples de tricô voce deve ter na agulha um numero par de pontos para a trança, em ponto meia, além dos pontos nas laterais, em trico.



Para esta trança da foto você coloca 10 pontos na agulha1a carr: *2 tricô, 6 meia, 2 tricô*. 2a carr: *2 meia, 6 tricô, 2 meia*repete até 5a carreira6a carr: 2 tricô, tira os 3 pontos seguintes da agulha com o auxilio de um grampo,conforme a foto, tece os 3 pontos seguintes em meia, retorna para a agulha os 3 pontos reservados tece em meia, 2 tricô.7a carr: repete a partir da 2a carreira.

domingo, 11 de maio de 2008

Móbile de crochê galinha caipira


Para enfeitar sua cozinha eu lhes apresento: Zuca, Doquinha, Filó, Zefa e Marilu. Meu gosto por galinhas vai além do prato. Seu jeito de olhar de banda, virando a cabeça, jeito assustado, jeito de medo, como se prestasse atenção à conversa. Não é aquela galinha de Clarisse Lispector, a galinha de domingo, viva porque ainda não passa das nove horas.


Esta é uma galinha que não nasceu para beber agua olhando para o céu, comer ração e morrer.


É uma galinha feliz, que come milho e foge em carreira desenfreada do galo, para depois se deixar cobrir por ele acocorada e se fingindo contrariada.

Adorei estas galinhas, e agradeço a sua criação à Maria Izabel Cunha, de Vassouras RJ e publicadas numa revista. Procurei mas não encontrei blog dela, se o tiver, por favor me informe que publico aqui. Fiz um PAP para facilitar a confecção. É super fácil e gostoso fazer.

Emende vários pedaços de 20 ou 30 centímetros de linhas coloridas, todas as sobrinhas que tiver.


Faz 5 correntes, fecha com um pbx. 1a carr: 3 cor., faz 21 pa dentro da argola. 2a carr: 3 cor. 2 pa em cada um dos pa da carreira anterior.



3a até 7a carr: iniciar sempre com 3 cor. e fazer 1 pa em cada pa da carreira anterior.



Tecer o rabo conforme o gráfico e seguir fechando o corpo da galinha com pb até a altura de começar o pescoço.



Tecer o pescoço conforme o gráfico





Fazer as asas conforme o gráfico e encher com manta acrílica




Fazer a crista conforme o gráfico, com linha vermelha, começando da nuca da galinha.









Fazer o bico conforme o gráfico e com o auxílio de uma agulha colocar as sobras de fios para dentro do corpo da galinha. Nas emendas quando tecer já tomar o cuidado de deixar os nozinhos pelo lado de dentro.








Bordar os olhinhos com linha preta, e colocar as contas no fio de nylon intercalando as galinhas. Colocar um guizo na ponta do móbile e uma argola plástica ou de metal na outra extremidade para pendurar.


Grafico aqui