domingo, 12 de abril de 2020

Molho de tomate básico


Como fazer um molho de tomate delicioso,  com poucos ingredientes e de modo fácil. 
Deste molho básico você pode preparar um molho á  bolonhesa, de manjericão, de parmegiana, de azeitonas, ou qualquer outro de preferência. 
Primeiro escolhemos os ingredientes. Tomates bem maduros, cebolas, alho, urucum e sal. 
São ingredientes  que temos sempre em casa. 


A quantidade depende do quanto de molho que você queira preparar. Para este que rendeu 1.400 Kg eu usei:
1,5 kg de tomates maduros 
1/2 kg de cebolas brancas
1 cabeça de alho grande (eu gosto muito de alho mas se preferir coloca menos) 
2 colheres de sopa de sal temperado  (eu uso em todos os meus pratos cozidos mas pode usar o sal comum e a gosto) 
1 colher de sopa de urucum. (colorau)
Corta os tomates grosseiramente e coloca na panela com a pele e as sementes. Acrescenta as cebolas descascadas e cortadas em pedaços grandes, os dentes de alho inteiros descascados,  junta o urucum e o sal, e leva a panela tampada ao fogo baixo. Depois que levantar fervura deixa cozinhar por 30 minutos, desliga o fogo e espera esfriar ou ficar morno. 
Passa tudo no liquidificador por uns dois minutos. Se preferir pode passar na peneira mas não tem necessidade porque só batendo no liquidificador já fica pronto. Testa o sal. 
Se quiser fazer com outra quantidade de tomates, eu coloco sempre na proporção de 1/3 de cebola para o peso  de tomates. Os demais ingredientes é a gosto.
O sal temperado é opcional. É o sal que eu uso para todos os meus pratos cozidos porque facilita muito a vida da gente na hora de preparar qualquer prato.  Mas se quiser usar o sal comum também pode mas para essa quantidade de molho coloca menos que duas colheres porque o sal temperado vem com as ervas desidratadas e faz mais volume para menos sal. 
Se quiser dar um plus  e acrescentar o  sabor que é o segredo do meu molho, devolve na panela e acrescenta um pau de canela. Deixa ferver por uns 5 minutos. Depois envaza em recipiente esterilizado (fervi os vidros por 10 minutos e juntei  as tampas no último  1 minuto). Neste caso, por ser em pequena quantidade guardei no freezer. 

Um comentário:

Bella disse...

Tenho de experimentar! Deve ficar maravilhoso! Da canela não estava à espera!
Bjs