segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tomates de capucho

Eu estava anciosa aguardando as sementes de Tomates de Capucho, ou physalis, que me foram enviadas pela Teresinha http://dasmaosdateresinha.blogspot.com/ Para minha surpresa o presente veio duplo. Além das sementes recebi também um lindo cachecol de linha pompom em cores divinas, combinando com a cor do capucho.
Os tomates de capucho, são assim chamados por conta do capucho que envolve o fruto, descobri na net na época que eu estava pesquisando sobre o hibiscus.

Como podem ver as flores se parecem muito, varia na cor, mas como eu não conhecia nem um nem outro, a princípio achei que eram a mesma coisa. Não são.
"...A Physalis é nativa das regiões temperadas, quentes e subtropicais de todo o mundo. O género é caracterizado por um fruto alaranjado e pequeno, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolto parcial ou completamente por uma casca grande...A origem do nome Physalis deve-se às características supra citadas, pois em grego, Physalis significa bexiga. Originária da Amazônia e dos Andes, a Physalis possui variedades cultivadas na América, Europa e Ásia. Na Colômbia, é conhecida como Uchuva, no Japão como Hosuki e nos Açores como Capucha. Pode chegar aos dois metros de altura..." http://pt.wikipedia.org/wiki/Physalis

Vou já plantar minhas sementinhas. Ahhh...tava esquecendo. A pequena árvore onde coloquei o cachecol é uma oliveira. Bem pequena ainda mas já deu frutinhas. Só para intensificar o sabor português.

9 comentários:

Condessa disse...

Belos presentes.
Você bem os merece.
Em uma viagem à Andaluzia, descobri que as oliveiras levam 30 anos para produzirem o fruto. Por isso as famílias produtoras, plantam uma área assim que o filho nasce, prevendo o começo e uma renda para quando ele estiver adulto.
Uma tradição bonita e de previdência.
Abraço

Quenina disse...

BELOS PRESENTES!!!
CONHEÇO E TENHO NA MINHA HORTINHA, A PHISALIS,MAS NÃO CONHECIA OS TOMATES...
A OLIVEIRA JÁ DEU AZEITONAS ?
A MINHA MÃE TEM DUAS COM O DOBRO DO TAMANHO E AINDA NÃO DEU FRUTO....VOCÊ É UMA SORTUDA..
PARABENS

Teresinha disse...

Olá Joana!
Obrigada pela honra que me deste com este destaque de um presentinho tão singelo!...
Vais ver que as sementinhas vão germinar... chegaram tão murchinhas... mas por cada graínha nascerá uma planta.
E adorei ver a oliveira em jeito de bomsai.
Saúde.
Bjs
Teresinha

Margaret disse...

Joana, estou passando para agradecer sua visita ao meu blog, demorei para retornar porque estava um pouco doente mas já estou boa..rsrsr..obrigada pelos elogios a minha toalha vindo de uma pessoa tão talentosa como você é como ganhar um presente, se quiser fazer e tiver qualquer dúvida é só perguntar que te explico.
Beijinhos
Margaret

Luly Alves disse...

oi Joana !!
Que diferente este tomate!!
Gostei!
Bejinhs
Luli

Fazemos de Conta disse...

Olá Joana, esta postagem está excelente! Adorei os tomates de capucho, não conhecia. Que bela e surpreendente é a natureza!
Grande abraço e sucesso,
lúcia

disse...

Estas vermelhas são vinagueiras Hibiscus sabdariffa. As raízes, sementes, folhas e frutos da planta são utilizados por vários povos na alimentação, medicina ou indústria. É boa fornecedora de vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo e proteínas, podendo substituir a proteína da carne.
Os tomates são lindos,Como ficam delicdos depois que secam, parece uma renda.

vidacomdeus disse...

Oi,nossa, futricando no seu blog ví sobre o tomate. Tem uns 2 anos que procuro sementes dele.
Você tem? quero muito, entre em contato comigo

Lorena disse...

Adoooooro...que blog lindo,que trabalhos lindos...aquele tapete, está debrincadeira que alguém vai ter coragem de pisar nele,né???rsrs...E estes tomatinhos, genteeee, eu também queeeeero...são lindos, não conhecia, eu quero, me mandem uma sementinha, vai, vai...passe no meu blog, vai se surpreender...copiei seu tapetinho, e está lá, todo pimpão prá todo mundo ver,rsrs...bjocas... http://koysas-ogionih.blogspot.com