domingo, 29 de agosto de 2010

PAP para pintar rosas




1 - Você vai precisar de:
2 pincéis, 1 para espalhar a tinta e outro de cerdas firmes e macias para fazer as pétalas. Eu uso o 424 da condor, este foi o numero 12.
Tinta rosa chá, vermelho queimado e branco. E para diluir a tinta, pode usar diluente para tinta de tecido ou aquarela.
1 bandeja de isopor com papel manteiga umedecido(desse mesmo usado para forrar forma de bolo).
2 - Um esboço de rosa. Notem que minha rosa tem 1 pétala embaixo, 2 em cada lateral e a coroa no centro.
3 - Cobrir todo o desenho com o rosa chá.
4 - Sombrear com o vermelho queimado como na foto.
5 - Para fazer as pétalas misturando um pouco do rosa chá no branco. Isso sempre que o fundo da rosa for escura, se for clara usa o branco puro.
6 - Começa a pintar pela pétala de baixo, usa a mistura de branco com rosa para sombrear a partir da ponta para o centro. Isso só quando esta for a rosa de cima porque quando é para ser a de fundo não sombreia nessa parte, deixa escura.
7 - Começa a sombrear a segunda camada de pétalas. Eu viro a rosa com a parte da coroa para mim, a partir do lado direito faço a pétala como se fosse fazer uma vírgula.
8 - Da mesma maneira faz a pétala da esquerda, fazendo a vírgula inversa.
9 - A seguir faz a pétala do centro. Observe que ela tem a mesma largura do pincel.
10 - Da mesma maneira que a camada anterior faz esta terceira camanda. Pétala da direita.
11 - Pétala da esquerda
12 - Pétala do centro, esta com duas pinceladas, da esquerda para a direita e da direita para a esquerda.
13 e 14 - Faz pequenas pétalas com um toque suava do pincel, entre esta terceira
camada e o fundo da coroa.
15 - Inicia a coroa com um semi circulo no fundo
16 - Faz pequenas pétalas para completar a coroa.
17 - Para a tinta branca ficar na consistência para fazer estas pétalas, você mistura com algumas gotas de diluente para tecido ou aquarela silk. A consistência deve ficar um pouco mole, a ponto de você pegar com a espátula e ela cair inteira como uma gota.
18 - Para o miolo faz pequenos toques com pouquíssima tinta no pincel.

Quando a pintura estiver quase seca, reforçar as sombras brancas nas beiradas com o branco puro.
Para ter um bom resultado toda a pintura deve ser feita sem interrupções, de modo que quando for sombrear ou fazer as pétalas a pintura anterior esteja um pouco úmida. Caso ela já tenha secado, umedeça o pincel em água e passe sobre a pintura para umedecer.
Pintura é habilidade e esta é adquirida. Mesmo que você nunca tenha pintado tecido, pode tranquilamente fazer esta rosa.
Sugiro que imprima a rosa inteira pintada, ou as partes, se preferir. Coloque um acetato sobre ela e fique repetindo as pinceladas dos cortes.
Pode também pintar o fundo e o sombreado e com um papel carbono traçar os cortes muito levemente. A partir daí fazer os cortes com a tinta branca.

Espero que meu Pap ajude, muitas têm me pedido. Como podem ver não tem nada de mistério, nem precisa ser uma pintora ou pintor nato para pintar, mas precisa ter dedicação.
Esta rosa é muito fácil, ela tem somente 5 pétalas e a coroa. TODAS as minhas rosas são iguais, apenas mudo a posição e as cores.

19 comentários:

Angela de Paula disse...

Juro que vou tentar,rsrsrs...mesmo que morra tentando!
Seu pap ficou nota 10.Uma boa semana,bjos.

Vania Verçosa disse...

Obrigada pelo pap está muito legal,
bem explicadinho.

Bjus no coração...

Faniquito disse...

Oii, Joana !!!

Que rosa !!! Eu fico encantada qdo vejo uma pintura bem feita, tem que saber lidar com a luz e a sombra. Estabelecer um foco e seguir e eu não entendo muito disso,mas nesses dias de feriado vou arriscar fazer essa rosa.O pap tá tão pap que acho que vai rolar.

Vou anotar os materiais e vou treinar na folha de sulfite.Acho que pode, né.:)

Beijinhos

Ana

Rosangela disse...

NOSSAAA!!!
QUE COISA MAIS LINDA E NÃO PARECE TÃO DIFICIL COMO EU PENSAVA ...RS
VOU TENTAR FAZER
BEIJÃO
OTIMA SEMANA

Elizabeth disse...

Oi Joana,
Que linda! Amo suas rosas.
Beijo.

eliza disse...

OLÁ MIGUXA, LINDÍSSIMO PAP.VOU TENTAR FAZER, POIS MEU SONHO É SABER PINTAR ROSAS.PINTO BEM QUALQUER OUTRA COISA, MAS EMPACO FEIO NAS ROSAS.MAS SOU PERSISTENTE KKKKKKKKK UM DIA EU VOU CONSEGUIR.BJUS E OBRIGADO POR COMPARTILHAR.

Daniella Mercês disse...

Boa tarde Joana!
Maravilhoso o PAP...obrigada por compartilhar.
Uma semana abençoada e iluminada.
Bjs!

Andressa Lopes disse...

Parabéns pelo pap,adoro pintar,pena que não tenho tido tempo pra me dedicar.Gostei muito do seu blog,estou te seguindo.grande abraço.

Unknown disse...

Amiga,obrigada pela visita.
Seu pap de rosas está muito bem explicado,só que seu pincel já está domesticado e faz logo tudo direitinho.
Beijos

Marisa Torres disse...

GRACIAS JOANA POR ESTE PASO A PASO DE COMO PINTAR UNA ROSA.ERES UNA GRAN ARTISTA Y UNA GRAN MAESTRA.PARA MÍ ES MUY DIFÍCIL PINTAR FLORES PERO CON TU EXPLICACIÓN ESPERO QUE ME CUESTE MENOS TRABAJO HACERLO.
BESITOS.

Unknown disse...

Olá Joana? Me desculpe pela demora em responder,a flor de Jade vc encontra em muda,talvez vc tenha até que encomendar,ok? Muito legal essa pap de rosa,fica lindinha! Beijinhos,Regina.

Andressa Lopes disse...

oi...vim agradecer a vbisita e aproveitei para conhecer tua loja.vou abusar só um pouquinho.Por favor quando tiver disponível a clover 4,5 e 4,0 me avise.Estou desesperada atras,e não consigo achar.Grande beijo.

Lin M Sousa disse...

olá, obrigada pela visita .. mas vc disse q não sabe pintar??? e ssas rosas lindas ?? eu não sei fazer .. vou tentar usando o seu PAP.. e o croche estou aprendendo agora e estou apaixonada..mas esse PAP é show .. vou levar pro meu blog ..tb adorei os pompons? já compra pronto ou se faz? depois venho com mais calma pesquisar aqui no seu blog .. bjs e tenha uma ótima semana LIN

Ludmila Ciuffi disse...

Olá, Joana, obrigada pela visita... Sabe que li no seu blog, alguns posts atrás, que você queria concluir seus trabalhos. Eu também, estou na fase de término de vários deles ao mesmo tempo... Os novos projetos ficam ali, me tentando até que eu não possa mais com eles, eh, eh. Não comentei nada sobre a sua rosa (linda!) porque minha praia não é a pintura. Então, não tenho nada de muito relevante para dizer... Lembra-se que eu falei, ao telefone, que iria te mandar minha lista de desejos para acessórios importados? Pois é, ela está ficando um tanto cara, então estou com vergonha de enviar. Meu dindim anda tão curto ultimamente...
Um beijo,

Ludmila

Fazemos de Conta disse...

Oi Joana, maravilha de pap, bem explicadinho.
A rosa ficou linda. Parabéns.
Beijos
Lúcia

Sarah Of Sweden disse...

Thank you for sharing! I love to painting. I hope I had more free time to painting.

Julia Vieira disse...

Joana,

Que rosa mais linda e as folhas do outro post, eu já tentei e fiz algumas pinturas em tecido mas tudo muito simplezinho, tenho minha madrinha que por acaso vive (penso que é onde a menina mora) aí no Brasil e é uma expert e então uma das vezes que veio a Portugal trouxe-me duas toalhas de mesa pintadas com essas suas rosas e trouxe para eu fazer panos de prato eu fiz mas como já disse bem simples, mas mesmo assim adorei, dê-me aí uma dica por favor como é que faz para não cair nenhuma pinga no tecido e se cair como tira?

Já sou sua seguidora.

O meu blogue está lá mas a zero, mas pode ir lá ver já lá está o seu blogue (como seguidora)
È amor-perfeito (mas está muito imperfeito)
Beijos e bom trabalho
Julia Albuquerque Vieira

Eliana disse...

Olá,muito bom o pap!!imagina que já pintei tecidos e nunca consegui pintar rosas? afff,vou tentar rsrsrs
Estou seguindo vc,aparece no meu blog.
bjsssss

Lada disse...

Olá amiga!boa tarde amei seu blog.Adoro artesanato.Estou pintando.Aprendi no ano passado,mas estou tendo dificuldades para pintar rosas.Adorei as dicas de como pintar rosas.Lindos trabalhos.com carinho.Bjs