domingo, 5 de junho de 2011

Chile

Voltei de viagem. Além das inesquecíveis lembranças de uma bela paisagem, trouxe também uma gripe proporcional ao tamanho da Cordilheira dos Andes. Nenhuma surpresa porque sair de uma temperatura de + de trinta graus úmido para - de zero seco é um choque térmico que tem suas consequências. Mas valeu a pena porque além das belezas visuais trouxe a impressão de um país fantástico, organizado, LIMPO, povo educado e culto. Até os protestos são organizados pois é marcado dia, local e hora para as manifestações. Tudo muito civilizado.
Considerando a recente tragédia que abateu o país num dos mais violentos terremotos de que temos notícia na história recente, nenhum vestígio é visível. Cidades com arquitetura antiga e prédios históricos muito bem preservados e arquitetura moderna impressionante. Com um solo árido e seco, pouca chuva, topografia desfavorável e expremido entre duas cordilheiras, produzem as melhores frutas do mundo e vinhos de excelente qualidade. Estão construindo em Santiago o edifício mais alto da América do Sul, e a gente se rejubilando com aqueles caixotes que compõem Brasília.
Uma coisa que eu não sabia e me deixou impressionada é o fato do Chile ter seu corpo de bombeiros composto totalmente por voluntários. São profissionais de todas as áreas que dedicam algumas horas do seu tempo para serem bombeiros voluntários. Nenhum bombeiro no Chile é remunerado, fiquei pasma.
O artesanato é rico e colorido. Achei esta tiara que na minha opinião expressa bem o folclore local. São pequenos bonequinhos feitos em massa e arame, vestidos com roupas de tear, dançando uma espécie de ciranda. Achei lindos e representativos.
Fiquei muito feliz em ter conhecido o Chile. Quero voltar mais vezes com mais tempo para explorar melhor.   Desta vez foi de passagem, o foco era a cordilheira dos andes, e lá fui eu arriba e abajo. 

17 comentários:

Norminha disse...

Olá Joana!

Pôxa... que bom ter voltado! É ótimo voltarmos para casa. Nossa cama é tudo de bom!
Melhor seria, se tivéssemos ido juntas com nossos maridos; nos deslumbrarmos com tantas artes e frio! rs... Uma próxima, quem sabe! rs...
Um descansado domingo para voce!
Abraço,

Norminha

O meu pensamento viaja disse...

Muito obrigada pela visita.
Adorei o seu post.
Já visitei o Chile e adorei, principalmente a zona de S. Pedro de Atacama.
Só tive pena de não ter visitado a ilha da Páscoa.
Beijos e tenha uma excelente semana.
Nina

P.S. Será que já somos seguidoras uma da outra?
Esclareça-me, se souber, por favor.

Mariângela Maciel disse...

Oi Joana querida
Também tenho muita vontade de cobhecer o chile, deve ser muito lindo!
Adorei a tiara, muito linda e colorida!!!!
Fique com Deus!
Beijinhos^_^

Las Creaciones de Boricua disse...

Muy linda y colorida!!!!!!!!

Nilda Biagio disse...

Olá Joana
Viajar é muito bom mesmo...ainda mais para um país lindo como o Chile!!!Mas voltar prá casa é melhor,não é mesmo?
Boa semana!!
Bj
Nilda

Fábrica de Sonhos disse...

Olá Joana, obrigada por sua visita! Imagino que tenha sido uma viagem de sonhos. O chile me encanta, apesar de ainda não conhecê-lo. Bom retorno e parabéns pelos seus belos trabalhos! Bjs
Sílvia

Remédios disse...

Olá Joana, muitíssimo obrigada pela visita em meu blog e eu amei estas lindas bonecas do chile. bjs

TEZUKURI NEUSA Artesanatos feitos no japao disse...

OLA JOANA , QDO VI SEU POSTE POR POUCO PENSEI QUE VC TINHA VINDO NO JAPAO ...VC FALOU DO TERREMOTO E PAIS LIMPO, E ISSO EU ADMIRO AQUI E AS CIDADES ANTIGAS BEM CONSERVADAS TBEM, E MUITO BOM CONHECER OUTROS PAISES NE..E AQUI OS BOMBEIROS TBEM SAO VOLUNTARIOS APESAR DOS PROFISSIONAIS TEM OS VOLUTANRIOS TBM...E VC SABE QUE NO DIA DO TSUNAMI UNS VOLUNTARIOS JUNTO COM CARRO DE BOMBEIROS CORRERAM PRA AVISAR A CIDADE DO TSUNAMI QUE ESTAVA CHEGANDO PORQUE ELES TINHAM APENAS 10 MINUTOS PRA AVISAR E ERA A PREVISAO DO TSUNAMI ENTRAR NA CIDADE, E NO FIM TDS MORRERAM PRA PODER SALVAR,AS PESSOAS PELO MENOS OS QUE CONSEGUIRAM CORRER AVISADOS POR ELES..E O FILHO DE UM DOS BOMBEIROS FOI QUE CONTOU A HISTORIA, TRISTE E AO MESMO TEMPO ORGULHOSO DO PAI..ESPERO VC NO SORTEIO E BOA SORTE BEIJOSSSS NEUSA

Gratissima disse...

Joana, imagino a diferença de temperatura... affe... haja saúde mesmo!
Mas nada que os deliciosos vinhos chilenos não resolvam, né?
beijinhos e bom retorno.

Lena disse...

OLá , nem sei se vc se lembra de mim,faz tanto tempo. Passei p/ deixar um abraço.
lena
Arte Pura

Maria Cecília disse...

Oi, Joana.

Vim retribuir sua visita. Que viagem linda!!Adoro os artesanatos locais de lá.
Uma ótima semana.

beijos
Tica

Cristiane Moraes disse...

Oi, Joana! Que bom que você tá de volta. E que viagem, hein? Deu vontade de ir... Vou colocar o roteiro na lista dos meus sonhos... hehehehehe...
Linda a tiara!
Bjim e cuida da saúde, viu?

Ana e Carol disse...

Olá Joana! Adorei seu blog, vc não imagina há qto tempo procuro uma receita de pantufa, amei essa vou fazer,depois postar p/ vc ver... se ficou ao menos parcidinha. Estou seguindo seu blog nos visita e segue tb. Nossa essa viagem foi linda apesar do frio e a tiara um sonho,bela.bjs

Teresinha disse...

Olá Joana
Boas férias mesmo! Que bom!
Daí estás bem mais perto...
Eu já viajei muito mas ainda não fui ao Chile. Pelo que descreves é maravilhoso.
Trouxeste alguma sementinha de lá?...
Amiga, ainda não chegou a hora de te enviar as prometidas sementes. Testei algumas aqui na varanda sem resultado positivo.
Lá nos Açores o meu araçá está cheio de flores, como nunca. Espero comer alguns quando lá for. Entretanto mandar-te-ei as sementinhas, quem sabe aí (de onde são oriundos os araçás!...) se irão dar melhor do que em Coimbra?!
Beijos
Teresinha

Arte na Mão disse...

Joana!!!
Só hoje vi o teu comentário e fiquei muito feliz por teres feito essa viagem. O Chile também me encantou...em todos os sentidos.
Adorei essa da "cota de lãs", sou especialista em pagar excesso de bagagem....seja para onde for....
Beijinhos grandes
Cila

Rute disse...

ola amiga, bem que linda bandulete, muito linda mesma,e é bom ter voce de volta
beijinho

Faniquito disse...

Ai Joana gosto muito do senso de humor..oh isso:gripe do tamanho das cordilheiras# exagerada !!!! hehehe

Belo passeio, sem dúvidas.Muito bom apreciar e conhecer novas culturas só acrescenta.E ainda por cima dá para curtir uns bons vinhos.:) Me identifico pelo gosto e uso de cores...tão rico,né.

Beijinhos

Ana