terça-feira, 14 de abril de 2009

Dicas de tricô da Tiane

Eu recebi hoje um comentário da Tiane http://crochesdatiane.blogspot.com/ sobre dicas de tricô, e gostei tanto que quero partilhar com vocês. Com excessão de tirar o primeiro ponto sem fazer, para o tricô ficar mais bem acabado, as outras para mim são todas novidade. Adoro receber essas informações, ajudam a melhorar nossos trabalhos. Obrigado Tiane.

"Oi Joana!Eu vi a Vitoria fazendo essa rosa no workshop.Achei ela linda.Olha, uma das dicas da Vitoria é que ao montar os pontos na agulha, montagem a italiana, deve-se fazer com as duas agulhas juntas, depois é só retirar uma das agulhas e começar a tricotar normalmente, assim a barra fica elástica.
Ao rematar pontos, usar 2 números maiores da agulha que se está trabalhando. (digo dois pois a numeraçao é 5.0, 5.5, 6.0, 6.5 e assim por diante).Ou seja, se está trabalhando com uma número 5, troque uma delas, a que nao estiver com o ponto e pegue uma número 6. A bainha também ficará elástica. Isso evita que o trabalho se deforme após o uso, já que o restante dará uma cedida. E evita que repuxe na hora de vestir.
Para as laterais, de cachecois ficarem mais bem acabados, basta passar o ultimo ponto sem fazer e na próxima carreira faze-lo normalmente.
Quando trabalhar com fios com efeito, tipo aquelas bolinhas onix, deve-se usar um número maior possível, 10, 11 ou 12.O fio que fica entre uma bola e outra é praticamente a circunferencia da agulha. Ele quando bem trabalhado fica como se fosse uma base para as bolas, entendeu?
Quando for medir o tamanho da linha para por na agulha, as vezes falta linha e temos que desmanchar, nao é mesmo?Entao, meça da seguinte maneira, um comprimento da agulha para cada 20 pontos. Quando fizer a pose para montar os pontos, o lado mais comprido do fio deve ficar para fora, assim dará para colocar mais de 20 pontos. Assim nunca irá faltar linha de acordo com o que calculou.
Outra dica, quanto mais trabalhado for o fio, fiapos, bolas, paetes, etc, o ponto do trabalho deve preferencialmente trico avesso e direito. Isso faz com que os detalhes do fio saltem dando mais volume. Bom, para mim algumas dessas dicas já eram muito conhecidas mas para a maioria das pessoas foi novidade.Qualquer dúvida é só perguntar.Um beijo.Tiane. "

4 comentários:

Faniquito disse...

Oii Joana !!!

Que showww... eu só conhecia a dica do ponto bem simples prás linhas mais elaboradas.Já guardei tudinho.Acho muito legal essa troca de informações que os blogs nos proporcionam ...isso só nos aperfeiçoa...legal a atitude da Tiane.:)
Agora, vc está com a corda toda...menina , qtas novidades.Quero falar de todas...pois gostei demais.Ameii o lençol chic... o que é aquele conjunto de cristais????Tá a minha cara.:)
E que criativo o destino que vc deu as suas telas...ficou lindo.Inclusive a parte escrita...não vi ninguém subindo ladeira.:)Gosto muito desse "modo Joana" de criação.
Ahhh e prá encerrar (caramba, eu falo a beça,né:)eu concordo plenamente com a sábia teoria de sua filha.Só não sei como é que esse imbróglio vai acabar.

Beijinhos

Ana

http.//belguzaranne.blogspot.com disse...

merhaba

tiane disse...

Oi Joana!
Errei!
Acabei trocando as bolas. Lá onde escrevi o fio mais comprido para fora é ao contrário. O fio mais curto é que fica pra fora. Na hora de montar os pontos.

Outro detalhe!
Quem trabalha mais frouxo, ao invés de uma vez a medida da agulha, coloca-se uma vez e meia.

Mil desculpas!
Uma boa noite!
Tiane.

Lúcia disse...

Oi amiga, eu postei em meu blog uma bluda de tricot que encontrei em algum site, muito linda, mas não tem receita, e as aplicações de tricot, são bem parecida com essa folha, que vão formar flores, de uma espiadinha por favor, não tenho muita prática em tricot, mas acho que me deu uma luz.
Abraços!